sábado, 5 de novembro de 2016

Projeto "Viajando no Mundo dos Livros": uma conquista coletiva e prazerosa - Parte 2

Refletindo sobre a nossa Proposta Pedagógica do ano letivo de 2016 para o Berçário II percebi que a expectativa inicial foi ampliar o vocabulário e promover situações para incentivar nossas crianças a usarem cada dia mais a linguagem oral para expressar suas necessidades e seus desejos.

Duas foram as ações pedagógicas em que nos dedicamos por um período maior de tempo, dentro deste planejamento: a produção do vídeo estudantil "Chega! É o Fim do Zum Zum Zum!" e a criação/impressão do livro da História Coletiva "Meu amigo, meu tesouro".

Ambas ações envolveram além da participação das crianças e da colaboração das nossas famílias e das demais colegas da escola.

É importante relatar que sem o apoio da Gráfica Impressos Portão, em especial da nossa vendedora Gisiane, nosso sonho de imprimir nossa história coletiva no formato que fosse o mais parecido possível com um livro, não teria sido realizado. Nossa imensa gratidão foi expressa pessoalmente. 

Assim como a dedicação que dispomos ao fazer o melhor no desenvolvimento do nosso trabalho com as crianças precisa ser lembrada e admirada, pois fizemos do "limão, uma doce e refrescante limonada" em mais um ano letivo marcado pela crise econômica e tantas mudanças políticas enfrentadas a nível municipal, estadual e federal.

O livro da nossa turma foi montado e editado com um programa específico para impressão de livros, por isso, ficou um pouco diferente da primeira versão editada por mim para o livro. Segue imagens da primeira edição:
   

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 
É uma imensa satisfação saber que nossas crianças, no final deste ano letivo, estão levando para suas vidas lembranças tão significativas e marcantes, em que o conhecimento adquirido foi fruto de suas escolhas, suas ideias e do envolvimento que cada uma realizou ao interagir com as práticas pedagógicas oportunizadas por nós professoras em formação.

Relato sobre Projeto "Viajando no Mundo dos Livros" - Parte 1

Construir, ao longo deste ano, na turma do Berçário II, um Projeto sobre Literatura foi ao mesmo tempo que um desafio uma imensa oportunidade de troca de saberes e ampliação de conhecimento.
O Projeto "Viajando no Mundo dos Livros" teve como principal objetivo gerar assunto para debate e construções de aprendizagens significativas para ambos: crianças e professores.
Dentre as principais propostas do projeto as que mais se destacaram foram:
- participação com o Curta - Metragem "Chega! É o Fim do Zum Zum Zum", produzido pela turma em parceria com a turma do Infantil III B, no São Léo em Cine;
- criação e impressão gráfica da história coletiva criada pelas crianças em formato revista do nosso livro "Meu amigo, Meu tesouro".

Ao criar o nosso projeto de trabalho anual no Berçário II nosso principal objetivo foi realizar atividades pedagógicas envolvendo os seguintes conhecimentos: literatura infantil, música, diversidade cultural, linguagem oral, registros gráficos, leitura de mundo, teatro, conhecimento lógico - matemático, conhecimento científico, dança, ludicidade e informática.
O mais interessante, neste momento de reflexão aqui no curso de Licenciatura em Pedagogia, é que a partir do interesse das crianças em histórias e da preocupação dos adultos em desenvolver a oralidade de forma lúdica e prazerosa, foi que surgiu esta ideia de um projeto que envolvesse a criação de histórias e livros, de forma coletiva, na nossa turma.

Blocos Construtores no Berçário II - uma experiência significativa

Quando oportunizamos a brincadeira com os blocos construtores na educação infantil, as crianças soltam a imaginação e exploram as diferentes possibilidades de expressar as suas aprendizagens.
Através da interação com os blocos construtores a criança desenvolve o pensamento lógico e a sua coordenação motora, fazendo uso da imaginação e da criatividade.
Outro ponto a ser observado na interação das crianças com os blocos construtores é o tempo que se dedicam às suas construções, pois nesta faixa etária, em geral, as crianças se dedicam e exercitam seu poder de concentração: uns interagindo com o jogo por mais tempo e outros por menos, dependendo da vontade de cada um. 
Algumas de suas criações com os blocos construtores:
  
Na nossa turma os blocos construtores são utilizados como comidinhas, remédios, bichinhos de estimação, alguns se transformam em pessoas (mamãe, papai, filhinha) e outros se transformam em casinhas, carros, garagens, fazendas... E assim, a brincadeira segue entre crianças e adultos, onde cada um se envolve no mundo da imaginação,
Com este jogo as crianças do Berçário II envolvem-se na brincadeira demonstrando alegria e interesse, desenvolvendo principalmente sua motricidade fina e estimulando o pensamento simbólico.





quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Vídeo Estudantil - Considerações sobre Espaço e Tempo no Ambiente Escolar

Refletir sobre a montagem de roteiro, as tomadas de cena e a execução do projeto é sempre uma rica oportunidade de aprendizagem.
A cada perspectiva que tínhamos sobre o projeto, foi surgindo o roteiro para execução da nossa obra de arte.
O tema central escolhido para a criação do nosso vídeo estudantil foi Aedes Aegypti no que se refere à prevenção e conscientização de como lidar com as demandas deste mal que prejudica a população.
As crianças conheceram histórias sobre os cuidados que devemos ter nos pátios e nas casas para que os ovinhos dos mosquitos não proliferem.
Estudaram que deixar pneus e baldes na chuva é um perigo, pois a água que fica dentro dos pneus é um ambiente propício para que os mosquitos procriem.
Experimentamos a confecção de vasinhos de flores contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, realizados com garrafa Pet.


Promovemos uma Caminhada de Conscientização em integração com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Nunes, que faz parte da mesma comunidade que a nossa escola. 

Nesse momento as crianças entregaram nas casas e comércios locais panfletos explicativos, informando quais os cuidados que devemos ter para eliminar o mosquito e também explicações sobre quais as doenças que estes mosquitos transmitem.

Compomos uma música que foi registrada, a capela, no vídeo que criamos. A letra da música alerta a população para os devidos cuidados que devemos ter para prevenir as doenças que o mosquito Aedes Aegypti é transmissor.


Ao realizarmos as seleções de cena para a montagem do vídeo optamos por seguir o roteiro elaborado e fazer um filme em formato de documentário, onde as práticas escolares, que envolveram está temática ao longo do primeiro semestre, foram sendo reforçadas no segundo semestre do ano letivo de 2016.

Desafios na participação do II Festival de Produção de Vídeos Estudantis de São Leopoldo

Produção de Vídeo Estudantil na Educação Infantil
A equipe de trabalho da SMED em São Leopoldo em parceria com a UFPEL e sob coordenação da professora Eliane e do professor Cleonir, pelo segundo ano consecutivo, disponibilizam aos professores da rede municipal de ensino uma formação em produção de curtas metragens.
Este ano aceitei o desafio em conjunto com a colega professora Marinês.
A primeira etapa do projeto foi participar da formação sobre diferentes temáticas que envolvem: fotografia, captação de áudio,  direitos autorais,  acervo sonoro de uso popular e gratuito, bem como a capitação de vídeo e a produção de roteiro.
Depois de apreciar as vivências dos colegas e aprender um pouco na teoria, o segundo passo foi procurar um tema que estivesse em alta nos debates entre nossos alunos.
Devido ao contexto social que nos envolvia na época em que elaboramos o roteiro surgiu a temática Aedes Aegypti.
Está temática foi explorada por mais de uma turma ao longo do ano. Porém destacam-se na Produção Visual e Criação e adaptação do roteiro a participação de todas as crianças das turmas Berçário II e Infantil III B; e como participação especial, uma aluna do Infantil III A e toda a turma do Infantil I.
Através do link abaixo é possível conhecer nosso resultado final: