Dois projetos de ensino irão nortear as propostas pedagógicas que envolvem as aulas do primeiro e segundo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Carlos Von Hohendorff.
Um será desenvolvido na turma do primeiro ano envolvendo conteúdos e os temas: Artes e Valores.
O outro acontecerá na turma do primeiro ano e na turma do segundo ano, envolvendo conteúdos da disciplina Educação Física.
Na construção do Plano Anual de Trabalho para ambas temáticas e turmas envolvidas, destacam-se algumas ações em comum:
- diagnóstico da turma através de observação e pesquisa de interesse individual;
- reflexão sobre os documentos oficiais norteadores da prática pedagógica na rede municipal de ensino de São Leopoldo/RS;
- respeito ao Projeto Político Pedagógico da Escola;
- registro da opinião das crianças através de recursos midiáticos, como vídeo, gravação de voz e fotografia.
Entende-se a partir deste contexto a importância do desenvolvimento de uma proposta pedagógica que envolva o lúdico em ambas as faixas etárias envolvidas.
Portanto, como bem nos destaca Piaget:
"... os jogos e as atividades lúdicas tornara-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstituir, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é possível, a partir do momento em que em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato". Piaget,1973.
Em síntese, pode-se afirmar que a criança que aprende brincando se desenvolve com alegria e conquista suas aprendizagens inovando e desenvolvendo seu senso criativo' de modo a sentir prazer ao aprender e desta forma significar suas aprendizagens.
Referencial Teórico pesquisado:
- PIAGET , J. A psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário