sábado, 15 de abril de 2017

Projetos de Aprendizagens nas turmas de Primeiro e Segundo ano do Ensino Fundamental

Dois projetos de ensino irão nortear as propostas pedagógicas que envolvem as aulas do primeiro e segundo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Carlos Von Hohendorff.

Um será desenvolvido na turma do primeiro ano envolvendo conteúdos e os temas: Artes e Valores.
O outro acontecerá na turma do primeiro ano e na turma do segundo ano, envolvendo conteúdos da disciplina Educação Física.

Na construção do Plano Anual de Trabalho para ambas temáticas e turmas envolvidas, destacam-se algumas ações em comum:
- diagnóstico da turma através de observação e pesquisa de interesse individual;
- reflexão sobre os documentos oficiais norteadores da prática pedagógica na rede municipal de ensino de São Leopoldo/RS;
- respeito ao Projeto Político Pedagógico da Escola;
- registro da opinião das crianças através de  recursos midiáticos, como vídeo, gravação de voz e fotografia.
Entende-se a partir deste contexto a importância do desenvolvimento de uma proposta pedagógica que envolva o lúdico em ambas as faixas etárias envolvidas.
Portanto, como bem nos destaca Piaget:
                                                       "... os jogos e as atividades lúdicas tornara-se significativas                                            à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de                                          materiais variados, ela passa a reconstituir, reinventar as coisas, o                                                    que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é                                                 possível, a partir do momento em que em que ela própria evolui                                                  internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o                                                     concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato".                                                                                                                Piaget,1973.
Em síntese, pode-se afirmar que a criança que aprende brincando se desenvolve com alegria e conquista suas aprendizagens inovando e desenvolvendo seu senso criativo' de modo a sentir prazer ao aprender e desta forma significar suas aprendizagens.

Referencial Teórico pesquisado:
- PIAGET , J. A psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário