Refletindo sobre minha atuação, pela primeira experiência como professora de educação física no 1° e 2° ano do Ensino Fundamental observei que:
- ter eliminado 30kg me facilitou e muito no que se refere a mobilidade para realizar em conjunto com os alunos a propostas;
- escutar com atenção os inreresses e necessidades das crianças foi essencial para o início das reflexões para a escrita do meu Plano Anual de Trabalho;
- a busca por embasamento teórico nos referenciais curriculares municipais e na Proposta Político Pedagógica da Escola também complementou de forma esclarecedora esta ação pedagógica;
- a organização das dinâmicas das aulas, construída desde o início com a participação das crianças, facilitou a organização e a execução das atividades desenvolvidas no pátio;
- uma dessas dinâmicas citadas acima consistiu em realizar a rotina a ser desenvolvida no pátio ainda na sala de aula, momento em que as combinações foram sendo ajustadas aos interesses das crianças, deste modo, no pátio, apesar de ser amplo e eu ter um tom de voz baixo, conseguimos nos organizar e aproveitar ao máximo as propostas;
- na turma do 1° ano tive o desafio de atender um aluno com necessidades especiais ainda sem laudo e sem estagiária ou auxiliar, o que nem sempre foi fácil, pois sua atenção e tempo de disposição para vivenciar as atividades era bem mais curto que os demais, nestes momentos, todos os alunos, dentro das suas possibilidades colaboravam comigo, levando-o ao banheiro e o auxiliando a realizar as atividades, quando eu estava atendendo outro aluno.
Nesta experiência conheci o lado bom da educação física escolar, onde as crianças lideraram o espírito cooperativo e auxiliaram umas às outras.
É de extrema relevância, este relato para compreender melhor as minhas potencialidades como professora da educação básica, pois sempre tive medo destes desafios e desde 1998 me dedico à educação infantil e pouco me aventurei pelas séries iniciais do ensino fundamental ainda que eu tenha habilitação para isso.
Nos estudos aprofundados destaca-se, portanto o que nos motiva à reflexão:
"Tanto os processos de aprendizagem como os de ensino são
um meio para ajudar os alunos em seu
crescimento e, é um instrumento que
permite ao professor melhorar sua
atuação em sala de aula".
(ZABALA,1998)
Mais uma ação que é parte integrante da proposta de ser um professor reflexivo: aquele que vai moldando seu fazer pedagógico nas interações e experiências significativas do seu fazer pedagógico cotidiano.
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