Analisando as postagens do Blog, aos poucos, venho percebendo a necessidade de ampliar a fundamentação teórica exposta e debater mais com os autores sobre as perspectivas dialógicas educacionais para avançar nas postagens, bem como, amadurecer minha escrita acadêmica.
Deste modo, destaco alguns autores que vem sendo pesquisados para ampliar meu repertório:
- Gabriel Junqueira de Almeida
- Márcia Carmem Gonçalves
- René Barbier
- Tonia Casarin
- Augusto Cury
- Henri Wallon
- Edgar Morin
- Celestin Freinet
terça-feira, 6 de junho de 2017
Formação Pedagógica versus Prática Pedagógica
Formação Pedagógica
(MASETTO, 2009).
Prática Pedagógica
Referencial teórico pesquisado:
Ao refletirmos sobre a definição da expressão "Formação Pedagógica" podemos referenciar Masetto, quando nos diz que:
"... os estudos no campo da formação do professor universitário, apontam para a necessidade de integrar à formação na área específica, conhecimentos relativos à educação e ao ensino, importantes para a construção da profissionalidade docente, levando em consideração que esta profissionalidade também se constrói no processo de aprendizado e da experiência real". (MASETTO, 2009).
Portanto é fundamental registrar que a formação pedagógica faz parte de um processo contínuo, que acontece permanentemente. Um movimento amparado na legislação atual e que propaga a ideia de inovação e avanços significativos que refletem na prática pedagógica docente.
Prática Pedagógica
De acordo com Gimeno SACRISTAN (1999) a "prática pedagógica é entendida como uma ação do professor no espaço de sala de aula".
Conceituando, podemos analisar que as ações que envolvem o processo de ensino e aprendizagem em um espaço planejado pedagógicamente para este fim é o que caracteriza, inicialmente, a prática pedagógica. É fundamental analisarmos que toda prática pedagógica em si mesma deve conter uma intencionalidade se não a do ensino pelo menos a da aprendizagem, pois nesta interação natural que acontece entre os sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender terá sempre uma troca entre todos, dito que: enquanto uns aprendem outros ensinam e vice-versa.
Ao exemplificar a união emergente entre a formação continuada e a prática docente, não posso deixar de mencionar aqui uma experiência enriquecedora pela qual tive a oportunidade de passar e aproveitar neste semestre que é a Proposta do Projeto Ler do Grupo Sinos, que forma multiplicadores pedagógicos com enfoque na àrea de letramento e meio ambiente.
Deste modo, deixo aqui o link de acesso ao Projeto para quem desejar aprofundar seus conhecimentos e ingressar nesta nova experiência de formação pedagógica: http://www.projetoler.gruposinos.com.br/
Inicialmente foi pensada a proposta de implementação e elaboração de projeto com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental da EMEF Professor João Carlos Von Hohendorff para contemplar e vivenciar as aprendizagens adquiridas nesta formação continuada na àrea de Letramento e Meio Ambiente, porém esta ideia precisou ser substituída pela necessidade de ampliar minha carga horária semanal na escola e assumir o papel de Articuladora Pedagógica no Programa Novo Mais Educação da mesma Escola.
Pretendo, portanto, dar continuidade aos estudos no Curso de Formação Continuada no próximo semestre e aplicar as atividades e sugestões pedagógicas com participação dos professores mediadores do Programa nas turmas de Letramento, multiplicando de fato o conhecimento adquirido na formação docente com o espaço pedagógico escolar.
Referencial teórico pesquisado:
- MASETTO, Marcos Tarciso. Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, n. 2, p. 4-25, Julho, 2009. Acessado no link: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/regulamento-dos-cursos/doc_download/603-.html em 16/07/2017.
- Conceito de prática pedagógica, link acessado em 16/07/2017: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/1150
Resumo do Projeto de Ensino - Turma Infantil II da EMEI Jardim Verde
Ao refletir sobre as atividades desenvolvidas no Projeto "Caixa de Brinquedos: um Universo Infantil", é possível destacar pontos referenciais que estão norteando a prática pedagógica durante o 1º semestre, dentre eles:
- pesquisa audiovisual sobre a opinião dos alunos referente ao que querem fazer e aprender na escola;
- registros fotográficos dos principais momentos da rotina diária e construção coletiva da mesma;
- registros gráficos envolvendo as histórias contadas, recontadas e as propostas pedagógicas musicais e artísticas;
- exploração de materiais diversificados, entre eles: cola colorida, papel crepom, E.V.A, garrafas pet, jornais, miçangas, linhas e cordões, cola, tesoura, moldes (formato coração, corpo humano e bandeirinhas juninas), carvão, lápis de cor (separados por cores), giz de cera, hidrocor, folhas para desenho (coloridas, brancas, tamanhos A3 e A4, em gramaturas variadas entre 75 e 180), caixas de leite, celofanes, papeis de seda, ingredientes culinários para receita de biscoitos amanteigados, luvas e toucas culinárias.
Assinar:
Postagens (Atom)