terça-feira, 6 de junho de 2017

Formação Pedagógica versus Prática Pedagógica

Formação Pedagógica
Ao refletirmos sobre a definição da expressão "Formação Pedagógica" podemos referenciar Masetto, quando nos diz que:
                                                                "... os estudos no campo da formação do professor universitário, apontam                                                                  para a necessidade de integrar à formação na área específica, conhecimentos relativos à                                                              educação e ao ensino, importantes para a construção da profissionalidade docente,                                                                      levando em consideração que esta profissionalidade também se constrói no processo de                                                              aprendizado e da experiência real".                   
                                                                                                                                                   (MASETTO, 2009).
Portanto é fundamental registrar que a formação pedagógica faz parte de um processo contínuo, que acontece permanentemente. Um movimento amparado na legislação atual e que propaga a ideia de inovação e avanços significativos que refletem na prática pedagógica docente.

Prática Pedagógica
De acordo com Gimeno SACRISTAN (1999) a "prática pedagógica é entendida como uma ação  do professor no espaço de sala de aula".
Conceituando, podemos analisar que as ações que envolvem o processo de ensino e aprendizagem em um espaço planejado pedagógicamente para este fim é o que caracteriza, inicialmente, a prática pedagógica. É fundamental analisarmos que toda prática pedagógica em si mesma deve conter uma intencionalidade se não a do ensino pelo menos a da aprendizagem, pois nesta interação natural que acontece entre os sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender terá sempre uma troca entre todos, dito que: enquanto uns aprendem outros ensinam e vice-versa.

Ao exemplificar a união emergente entre a formação continuada e a prática docente, não posso deixar de mencionar aqui uma experiência enriquecedora pela qual tive a oportunidade de passar e aproveitar neste semestre que é a Proposta do Projeto Ler do Grupo Sinos, que forma multiplicadores pedagógicos com enfoque na àrea de letramento e meio ambiente.

Deste modo, deixo aqui o link de acesso ao Projeto para quem desejar aprofundar seus conhecimentos e ingressar nesta nova experiência de formação pedagógica: http://www.projetoler.gruposinos.com.br/


Inicialmente foi pensada a proposta de implementação e elaboração de projeto com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental da EMEF Professor João Carlos Von Hohendorff para contemplar e vivenciar as aprendizagens adquiridas nesta formação continuada na àrea de Letramento e Meio Ambiente, porém esta ideia precisou ser substituída pela necessidade de ampliar minha carga horária semanal na escola e assumir o papel de Articuladora Pedagógica no Programa Novo Mais Educação da mesma Escola.
Pretendo, portanto, dar continuidade aos estudos no Curso de Formação Continuada no próximo semestre e aplicar as atividades e sugestões pedagógicas com participação dos professores mediadores do Programa nas turmas de Letramento, multiplicando de fato o conhecimento adquirido na formação docente com o espaço pedagógico escolar.

Referencial teórico pesquisado:
- MASETTO, Marcos Tarciso. Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, n. 2, p. 4-25, Julho, 2009. Acessado no link: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/regulamento-dos-cursos/doc_download/603-.html em 16/07/2017.
- Conceito de prática pedagógica, link acessado em 16/07/2017: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/1150





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