Nesta primeira semana de outubro iniciamos nossos diálogos no PEAD com muitas reflexões sobre a maneira como vemos a escola e seus integrantes.
Participamos ativamente da história que revela a escola, seus papéis e a função de seus integrantes (educadores, alunos, familiares e sistema).
Durante as leituras do texto "Maquinaria Escolar" na interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica" e do texto "Tudo, ao mesmo tempo, agora! A vida urgente das crianças contemporâneas" da Interdisciplina Infâncias muitos foram os elos de reflexão possíveis, dentre eles posso destacar quatro:
- a visão da escola, de quando e como se revela o histórico de acontecimentos e aprendizagens;
- a percepção das possibilidades e dos ajustes possíveis na formação dos alunos e da comunidade escolar;
- reconhecimento da necessidade individual de cada aluno e de cada educador, respeitando a coletividade das escolhas e das habilidades de cada um;
- a possibilidade de acolhimento de novas propostas e potencialidades viabilizando os ideais históricos e ideológicos que surgem a partir do sistema, passando pela comunidade escolar (alunos, educadores e familiares) e chegando ao ambiente escolar (escola, sala de aula, espaços públicos educativos).
Assim todas as identidades se constituem a partir da inquietação dos nossos saberes e das trocas de experiências vivenciadas através das propostas coletivas e individuais de cada um é incluindo e englobando as expectativas e os sonhos que vamos construindo nossa história, ao mesmo tempo que vivenciamos e formamos experiências!
Oi Ana!
ResponderExcluirQue bom que estás conseguindo postar no Blog, mantenha a regularidade para não te atrasares! Marcadores, ok!
Dúvidas? Entre em contato!
Bjinhos...tutora Gi
Olá Ana,
ResponderExcluirGostaria de ler tuas reflexões sobre a interdisciplina de fundamentos da alfabetização.
Bjo
Rocheli