Ao reler minhas postagens e analisá-las percebi que escrevo demais.
Misturo alguns assuntos que podem ser expostos em parágrafos separados para facilitar a leitura.
Conforme eu reli cada postagem, também corrigi alguns erros mais gritantes.
Logo aqui abaixo está a postagem que achei menos qualificada.
Os erros cometidos influenciam no entendimento da ideia principal do texto escrito, o que dificultou, com certeza, o entendimento para os leitores do blog.
Postado em 29dez15 –
Corrigido em 28março2016
Aprendizagens Significativas
- interação entre Teoria e Prática Pedagógica
Nossas reflexões e estudos estão, cada dia, mais
próximos da nossa realidade em sala de aula.
Na escola estou desenvolvendo o
Projeto "Plantar, Reaproveitar e Criar: um projeto que cultiva o meio
ambiente no dia a dia escolar", para esta etapa estivemos estudando estudou o
tema "Germinação de sementes" e no PEAD consegui relacionar minha
prática pedagógica com duas interdisciplinas: "Fundamentos da
Alfabetização A" e "Desenvolvimento e Aprendizagem sobre o Enfoque da
Psicologia I".
Em Alfabetização estudamos os tipos de
conhecimento e montamos uma sequencia didática, com a temática: -
“Germinação”, nas
turmas berçário II e infantil I. E relacionamos cada atividade desenvolvida com
os estudos sobre os tipos de conhecimento, como segue o exemplo:
- Conhecimento Físico
- Atividade 1 - Contação da História - "Nada Ainda?";
- Conhecimento Social
- Atividade 2 - Cineminha (Integração com outra turma da escola);
- Conhecimento Motor
- Atividade 3 - Plantação de sementes de Girassol e mudas de alface e tomate;
- Conhecimento Lógico
- Atividade 4 - Registros gráficos (desenhos de etapas vivenciadas).
Na interdisciplina
Desenvolvimento e Aprendizagem sobre o Enfoque da Psicologia I aprendemos os
Mecanismos de Defesa mais utilizados no convívio social e assistimos, na aula
presencial, um ao vídeo no Youtube
em que estão representados alguns dos
principais mecanismos de defesa.
Analisando a nossa
vida cotidiana na escola e em casa percebe-se que entre os mecanismos de defesa
estudados, os mais utilizados são:
- projeção (ato de
atribuir a uma
à outra pessoa, animal ou objeto as qualidades,
sentimentos ou intenções que a pessoa recusa em reconhecer em si próprio como
sendo seu e, portanto, atribui (projeto) ao
outro; um exemplo disso é a pessoa que tem ansiedade e resolve ela ele na
alimentação, normalmente, ela projeta esta dificuldade de lidar
equilibradamente com o consumo alimentar por conta de outra pessoa (na maioria
dos casos os filhos ou marido);
-
deslocamento (não são as raras as vezes em
que o professor chega em casa, triste e irritado com algum aluno ou situação na
escola e acaba tendo menos paciência para lidar com seus filhos e marido);
- formação reativa
(muitas vezes o professor tem vontade de revidar a atitude do aluno, porém, o
trata com educação e ainda o chama de querido, se mordendo de raiva por
dentro);
- regressão (muitas
vezes, no ambiente escolar, presenciamos atitudes de adultos, quando
insatisfeitos com alguma situação, chorando ou culpando outra pessoa por
consequências de ações que são de sua responsabilidade);
- negação (este é o
mais comum deles em todas as instâncias - seja escola, família ou trabalho, é
uma tentativa de não aceitar na consciência algum fato que perturba o ego, como
receber a notícia de um ente querido que morre, por exemplo, até que se esteja
realmente no velório, custa a cair a ficha e o mecanismo de negação é
acionado).
Ainda
nesta interdisciplina estudamos as contribuições de Freud com a à ciência e a à educação, pois
em seus estudos sobre o inconsciente humano, ele procurou entender as doenças
da mente humana, escrevendo teorias que nos auxiliam,
até hoje, em nossas práticas em sala de aula.
Em determinada uma das turmas em que atuo, uma criança estava passando por
dificuldades psicossociais relacionadas à separação de seus pais, envolvida por
esta sensação de frustração e angústia vivenciada em sua família e seu
comportamento perante os demais colegas passou a se tornar frequentemente
agressivo, com picos de intensas brigas e dificuldades de interações inclusive
com as propostas pedagógicas em sala, .
Após um período
de crise em que o aluno chorou por quase 30 minutos sem parar no colo da
professora, um diálogo franco e atencioso entre ambos, permitiu que o aluno se
posiciona-se e relatasse suas tristezas e, depois deste episódio, aluno e
professora criaram um vínculo mais forte de respeito e aceitação, onde a
interação tornou-se mais tranquila e, aos poucos, perante os demais colegas e
com o apoio e diálogo em família, o referido aluno voltou a demonstrar
satisfação pelas conquistas e ações do dia a dia, respeitando novamente seus
colegas e a agressividade, aos poucos, foi dando lugar para diálogos e brincadeiras
antes prediletas deste aluno.
Nesse contexto,
entendemos que a grande descoberta da psicanálise se deu ao grande destaque
sobre a questão da sexualidade como força central da vida. Conceitos que até
hoje são respeitados e utilizados nos estudos e planejamentos escolares,
buscando oportunizar melhores condições para o ensino aprendizagem.
Relacionando com os
estudos no Curso PEAD com a minha prática em sala de aula, pude aproveitar as
sugestões literárias sobre consciência negra da interdisciplina Infâncias de 0
a 10 na nossa Mostra Cultural "Viajar pela África", promovida com as
turmas e seus familiares na Escola de Educação Infantil Antônio Leite.
Como é significativo
para nós, enquanto professores cursistas, conseguir ligar os estudos nas interdisciplinas
com a nossa ação pedagógica.
Nos estudos sobre o
tema: Infância étnico - raciais estudamos as três tendências apontadas
pelos autores, cada uma delas dizendo respeito a uma forma de construir a
representação dos personagens negros (e da diferença) nos livros infantis serão
interpretadas nas linhas que seguem. De forma geral, as tendências citadas ensinam que a diversidade é
aspecto importante, presente nos grupos humanos, e que, acima de tudo,
devemos “respeitar ” o outro, colocando,
sempre que possível, em discussão o preconceito étnico-racial
e promovendo atitudes respeitosas para com as diferenças.
Ainda refletindo
sobre as oportunidades que o Curso de Pedagogia à Distância na UFRGS está
ofertando, posso relatar outro curso que estou fazendo paralelamente, no
município, sobre Rede de Aprendizagens, no Núcleo Tecnológico Municipal de São
Leopoldo (NTM).
É bem possível lincar
com os estudos nas interdisciplinas, principalmente com a visita que fizemos,
com as colegas professoras, no à MOSTRATEC, onde me interessei pelo assunto -
robótica educacional.
Esta temática esta
que relaciona-se se
relaciona intimamente com mais um dos estudos da interdisciplina
Infâncias, com enfoque em "Educar
uma infância pós – moderna".
Na atualidade estamos lidando com uma
infância que tem seu acesso à cultura de uma forma globalizada e que muda
constantemente. Nossas crianças e
adolescentes estão cada dia menos inocentes e dependentes, hoje o acúmulo de
afazeres (escola, curso de inglês, futebol, videogames, tablets – internet,
entre outros) tomam conta do dia-a-dia de nossas crianças e exigem delas um
senso maior de responsabilidade.
Cada vez mais cedo nos preocupamos em
dividir nossos espaços digitais na casa (internet, tablets, computadores,
celulares) com nossos filhos e afilhados. Hoje uma criança de uma no e meio
utiliza o celular para jogos e visualização de imagens melhor mesmo que uma
senhora de 50 anos (com toda sua experiência de vida). Entendo que não podemos
nem pensar em tirar a tecnologia da vida de nossas crianças, até porque isto é
fora da nossa realidade atual, pois ela tem muitos benefícios, porém isto se
torna um imenso desafio para pais e educadores: como lidar com os avanços
globalizados na infância de nossos filhos e afilhados?
Uma das alternativas mais
significativas é aliar o que a mídia oferece às oportunidades necessárias para
a aprendizagem e a vida em sociedade de nossas crianças e
adolescentes. Aliando as tecnologias e utilizando as vantagens que a mídia
oferece para a educação, podemos encarar de fato as problematizações existentes
e aproveitar de fato para oportunizar subsídios para garantir o sucesso no convívio
em sociedade.
Para educar a infância hoje é
imprescindível moldar a nossa maneira de ensinar e nos adaptarmos às mudanças
no contexto sócio – cultural em que estamos inseridos. Outra realidade é a
proposta de tornar a infância um espaço prazeroso de se viver, com
responsabilidades apropriadas a cada faixa etária e com vivências realmente
infantis, como brincar de correr, esconder, de roda, etc.
Penso que uma preocupação bastante
pertinente é que devemos educar nossas crianças com base na afetividade, falta
muito dela no dia-a-dia das escolas e também das famílias. Virou rotina a nossa
vida corrida, acordando cedo, levando as crianças para a escola, indo
trabalhar, buscando as crianças, organizando a casa, enquanto as crianças ficam
em frente da televisão ou no computador ou no videogame; depois comer,
higienizar e dormir para no dia seguinte recomeçar tudo outra vez...
Deste modo, falta para a maioria das
nossas crianças e famílias um tempo de dedicação ao cuidar, ao olhar no olho,
ao dialogar, ao experimentar novas experiências e dividir seus saberes uns com
os outros.
Entendo que a escola também está assim
como a família estagnada e carente desta afetividade, ainda que a escola
consiga suprir, em parte, a carência social das crianças, pois nela estas tem a
oportunidade de trocar experiências e de socializarem suas vivências.
É fundamental nos organizarmos
enquanto sociedade para educar nossos filhos atendendo inclusive suas
necessidades básicas e desenvolvendo também algumas de suas habilidades
essenciais como: afetividade, aptidões cognitivas e sociabilidade. Porque
vivenciando só os conhecimentos tecnológicos e midiáticos nossas crianças não
irão se tornar os cidadãos de bem que queremos ver em nosso futuro.
Cito como exemplo, uma duas postagens que
encontrei no Youtube que nos fazem refletir
sobre como estamos vivenciando o uso das redes sociais no nosso dia a dia, com
a intensão de oportunizar duas potencialidades reflexivas e motivacionais.
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