quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Considerações Finais de 2015

                          Postado em 30dez15 – Corrigido em 28março2016
Considerações Finais de 2015
O ano letivo de 2015 iniciou em setembro, devido à licença maternidade.
Mas foi um semestre tão intenso, em todas as instâncias da minha vida (família, trabalho, e universidade) que parece que foram dois anos em um só!
Penso que para encerrar as postagens do Blog neste ano é importante refletir sobre as aprendizagens que foram mais significativas nesta trajetória.
Em Psicologia, muitas foram às aprendizagens que me inspiraram na prática pedagógica, entre elas: relembrar a teoria freudiana, sua relação com as aprendizagens no PEAD e com as demandas naturais da educação.
Em Fundamentos da Alfabetização, os temas que mais me auxiliaram nas reflexões pedagógicas, foram: Tipos de Conhecimento e Aspectos Neurológicos envolvidos na Alfabetização. 
Estes temas foram os que mais vieram de encontro aos meus anseios e necessidades. Nos debates nos fóruns e na aula presencial estas questões foram sendo discutidas e, aos poucos, fui adquirindo novos conceitos e, principalmente, na troca de ideias entre as colegas, pude perceber que na educação infantil ainda não vamos trabalhar com a alfabetização propriamente dita, mas é como uma preparação para que ela venha a ser instrumento de estudo no momento em que a criança estiver madura para aprender a ler e a escrever. 
Percebi que devemos abordar e ensinar o letramento nas turmas de educação infantil, para ampliar os conceitos. 
Entendi a importância de trabalharmos, então, aspectos neurológicos para a aquisição da linguagem com atividades que envolvem letramento e, principalmente, a sonoridade das palavras, com suas dimensões em tamanho, forma e significado.
Entendendo, em especial, que há uma necessidade lúdica desta faixa etária, e que estas aprendizagens devem ser instigadas através de brincadeiras simbólicas e jogos em que dois ou mais crianças estejam envolvidas, trocando experiências e aprendizagens.
Em Infância(s) 0 a 10 anos, muitas foram às demandas que me instigaram: criança e mídia, sociedade do consumo, produção da infância pós-moderna, reorganização de conceitos e abordagens pedagógicas, sugestão de uma abordagem pedagógica multidisciplinar como prática possível e sustentável, culminando com ações macro e micros que se equilibram formando um elo de esperança para que educadores e familiares possam ofertar um ambiente social propício às novas e significativas aprendizagens para nossas crianças.
Nosso papel enquanto educadoras é ampliar as oportunidades e vivências das crianças, para além do consumismo desenfreado, procurando valorizar experiências em que os pares sejam motivados a estar juntos e aprenderem uns com os outros, utilizando as mídias de forma positiva e não de maneira consumista e desenfreada como está acontecendo atualmente. 
Orientar esta relação entre mídia, crianças/adolescentes e a sociedade de consumo é emergente, para tanto, necessitamos de uma (re)avaliação nos conceitos e nas abordagens pedagógicas para que contemplem a nossa criança com suas particularidades e de acordo com suas vivências anteriores à sua interação com a escola.
Pois a criança é um ser social, como sujeito de sua própria história e produtora de cultura. Ela deve ser respeitada em suas necessidades, até que possa ser respeitada em suas opiniões.
No contexto de uma infância pós-moderna, onde as mídias ditam as regras e os modismos.
Emerge que a educação escolar e familiar, aconteça a partir de conceitos e abordagens pedagógicas, tendo a proposta de Jens Qvortrup que nos instiga a pensar numa abordagem pedagógica multidisciplinar como prática possível e sustentável, culminando com ações macro e micros que se equilibram formando um elo de esperança para que educadores e familiares possam ofertar um ambiente social propício às novas e significativas aprendizagens para nossas crianças, qualificando nosso fazer pedagógico e o processo de ensino aprendizagem das crianças.
Em Escolarização consegui fazer uma relação do texto Maquinaria Escolar com as práticas pedagógicas e as mudanças que estão sendo necessárias. acontecerem na educação
Para que a escola seja um lugar prazeroso, de aprendizagens significativas e que acompanhem as novidades tecnológicas e as necessidades dos alunos, nos dias de hoje.
Poder relacionar as aprendizagens do curso Redes de Aprendizagem realizado no NTM de São Leopoldo com a minha prática pedagógica e com as temáticas que foram significativas no PEAD também foi excelente, pois relacionei com assuntos ligados à Robótica Educacional (que me apaixonei e quero aprofundar em 2016) e aprendi a criar um livro digital que muito me auxiliou na entrega de pareceres e reuniões de final de ano com os pais de alunos (através do site Calaméo).
Boas Festas a Todos Nós e que venha um 2016 repleto de muitas aprendizagens e postagens!

Muito obrigada! Muito obrigada! Muito obrigada!

Um comentário:

  1. Olá Ana!
    O ano foi difícil, diria um desafio para você, mas você foi persistente e merecedora da conquista! Parabéns pela luta e pelas reflexões, pois um grande professor deve ser reflexivo sobre sua prática e é nessa perspectiva que o PEAD visa.
    Abr@ço!

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