Ao refletir sobre a relação entre Família e Escola numa Perspectiva da Educação Inclusiva precisamos relacionar à definição da expressão humanidade.
De acordo com o Dicionário OnLine podemos destacar os sinônimos da palavra humanidade, como sendo:
Quando nos deparamos com a nossa própria realidade, nos damos conta de que somos todos humanos e que estar em convívio na sociedade apresenta-se como um desafio, não pelas nossas diferenças ou pelas nossas semelhanças, mas, principalmente, pela visão com que nos propomos a enxergar a vida e as suas possibilidades. Portanto, é sempre útil colocar-se no lugar do outro, ainda mais no que se refere à relação presente entre família. Quando nos relacionamos com os familiares dos alunos especiais, precisamos estar atentos aos nossos conceitos e pré-conceitos estabelecidos socialmente e a partir das nossas vivências anteriores, por isso a importância de nos colocarmos, sempre, no lugar do outro, refletindo: "Como eu me sentiria se alguém me tratasse desta forma?". Esta é a base para o diálogo entre família e escola em todas as etapas da educação. Ao pesquisa sobre o Preconceito Estético, na interdisciplina Seminário Integrador Eixo VI, percebe-se muito da importância de relacionarmos a nossa ação docente ao movimento de reflexão presente no dia a dia e oriundo de uma convivência saudável com a diversidade humana. Deste modo, é possível destacar que: '...são as nossas ações positivas promovidas na simplicidade do dia a dia que nos tocam o coração e transformam o mundo' (Necchi, 2017).
REFERÊNCIAS
https://www.dicio.com.br/humanidade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário