Apresentação do trabalho desenvolvido pela Professora Ana Necchi, em atuação na educação infantil e na articulação pedagógica (turno manhã) do Programa Novo Mais Educação no município de São Leopoldo/RS
Memórias de 2016
Produção de Vídeo Estudantil com a turma Berçário II em parceria com a turma Infantil III-B (Professora Marinês Silva) na Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Leite.
Link para conhecer o documentário produzido com o tema Aedes Aegypti - Chega! É o Fim do Zum Zum Zum
Vídeos Estudantis em 2017
Com a turma Infantil II da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Verde.
Link para visualizar o curta metragem infantil - Caixa de Brinquedos: um Universo Infantil
Com os alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental que frequentam, no turno da manhã, o Programa Novo Mais Educação 2017 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Carlos Von Hohendorff, em parceria com a professora mediadora Marina da Rocha.
Link para visitar nosso filme - O livro de receitas
Com os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental que frequentam, no turno da manhã, o Programa Novo Mais Educação 2017 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Carlos Von Hohendorff, em parceria com a professora mediadora Mariana Cristine Maciel da Silva.
Link para curtir nossa obra de arte cinematográfica - Estudar Matemática? Para quê?
Reflexões Pedagógicas
Inserir na prática pedagógica possibilidades de envolver as crianças na utilização de recursos midiáticos é uma das fontes de inspiração para as produções cinematográficas estudantis realizadas e divulgadas acima.
Pensar nas dificuldades encontradas no dia a dia para realizar a proposta de realização de vídeo estudantil é uma ação necessária e constante para melhorar as técnicas e para, de fato, envolver os alunos nas produções.
A escuta sensível é essencial em cada instante, pois nossas crianças são extremamente criativas e podem contribuir de forma ativa em cada etapa da produção de vídeo estudantil, inclusive na edição do vídeo, independente de estarem na educação infantil ou no ensino fundamental.
Estar atento às expectativas e respeitar o tempo e as habilidades que se destacam em cada criança é uma forma de tornar a atividade desenvolvida de uma forma mais significativa e prazerosa para todos os envolvidos.
Portanto, a educação audiovisual promove a construção de sujeitos ativos e participantes efetivos no seu processo de construção do conhecimento e, contribuem, de forma colaborativa, na aprendizagem das outras pessoas envolvidas: professores, colegas e familiares.
AVENTURE-SE, VOCÊ TAMBÉM, PELOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL!
Oi Ana! Muito legal ver a tua turma no video Chega! E o fim do zum zum zum! Aqui percebo que est[as deixando como dica pr[atica de estrat[egias de ensino as crian;as vivenciando para a filmagem acoes de combate ao mosquito. Passeata juntando as duas escolas. Confeccao de cartazes. Muito bom o video e tua iniciativa de filmagen na sala de aula. Melhor ainda [e a publicacao. Imagino pais, familiares e alunos assistindo em casa o que tu produzes na aula. Devem gostar muito. Aproveitam e revivem o que as criancas vivem na escola. Barbaro! Fico pensando se essa acao pode ser categorizada como uma acao de professora desse tempo tecnologico? Eu penso que sim. E tu? Percebes assim ou acreditas que estas fazendo a mais? Tecnologia deve estar na sala de aula? Ou [e muito cedo para as criancas bem pequenas? A tecnologia ajuda ou atrapalha o processo de ensino E o de aprendizagem? Tuas crian;as poderiam filmar e fotografar elas mesmas? As fotos ficariam boas? Que me dizes? Continua escrevendo. Estou por aqui acompanhando. Bjs Betynha :0) (Tutora PEAD2-UFRGS - VI Eixo)
ResponderExcluir