Na interdisciplina Seminário Integrador - Eixo VI foi realizado um estudo de caso que trata sobre o Preconceito Estético, através da metodologia de Pesquisa de Opinião com o objetivo de diagnosticar como são tratadas as questões de discriminação e preconceito estético na comunidade acadêmica do Curso de Pedagogia da UFRGS.
De acordo com o Dicionário OnLine da Língua Portuguesa, pode-se conceituar que preconceito é:
"Sinônimo de intolerância, repúdio demonstrado ou efetivado através de discriminação por grupos religiosos, pessoas, ideias [...]".
E, ainda, pesquisando no Dicionário OnLine da Língua Portuguesa, entende-se por estético o:
"Adjetivo concernente ao sentimento do belo: senso estético".
Portanto, compreende-se por preconceito estético um ato intolerante que demonstre repúdio através da discriminação por pessoas ou grupos no que se refere ao senso estético de outrem! Analisar o preconceito estético é uma ação bem delicada e complexa, pois o que é belo esteticamente para mim pode não ser para a outra pessoa e, portanto, tornar-se necessário o respeito à diversidade estar, acima de tudo, presente nas relações interpessoais, bem como, o desenvolvimento de uma educação voltada à conscientização de que todos somos humanos e como tal viver em sociedade nos exige senso crítico, respeito e muito bom senso.
Deste modo, seguem algumas respostas, seguidas de reflexões sobre elas:
É notório que, das dezenove pessoas entrevistadas na Pesquisa de Opinião sobre Preconceito Estético, pelo menos dezessete pessoas já sofreram ou presenciaram algum tipo de preconceito estético.
REFERÊNCIAS
https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=preconceito+est%E9tico
Nenhum comentário:
Postar um comentário