domingo, 15 de abril de 2018

Conceituando Cibercultura

Conceituar a Cibercultura é uma ação reflexiva e pedagógica necessária não só no contexto de formação do currículo escolar, mas especialmente para que o processo de ensino e aprendizagem aproxime-se cada vez mais das reais necessidades e potencialidades do estudante e da comunidade em que ele está inserido.
Quando nos debruçamos sobre os estudos de Lévy (1993, p. 118) entendemos que a cibercultura traz uma mutação da relação com o saber que nos solicita também uma mudança na postura, na metodologia e na didática profissional. Segundo o autor:
"o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas”, [...] como a memória, que se encontra tão objetivada em dispositivos automáticos, tão separada do corpo dos indivíduos ou dos hábitos coletivos que nos perguntamos se a própria noção de memória ainda é pertinente, [...] como a imaginação, que se enriquece com as simulações; como a percepção, que se amplifica com os sensores digitais (as realidades virtuais)”.
Além do mais, compreender os processos que envolvem a construção desta cultura que se fortalece através de vínculos virtuais, mas que são estabelecidos por pessoas em tempo e em espaços reais, na maioria das vezes não compartilhados presencialmente mas em algumas vezes sim.
Conforme nos apresenta Lévy (1999, p. 17) em seus estudos, a cibercultura designa “o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”. Complementando, o mesmo autor considera que o ciberespaço é “o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores”.
Deste modo é destaque que a vivência de uma cultura digital que emerge juntamente com a tecnologia cada vez mais próxima do interlocutor é uma realidade social existente e relevante e que precisa, de forma, emergente estar sendo debatida e vivenciada nas instituições de ensino.



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