domingo, 13 de maio de 2018

Diálogos Cabíveis entre Piaget, Vigostky e Freire

Refletir sobre o processo de construção de conhecimento e aquisição da linguagem, em especial para professores de educação infantil, é fonte de inspiração e faz de uma escolha didática e metodológica que serve como norte para a prática docente.

Inicialmente é importante frisar que desde seus primeiros anos de vida, o indivíduo necessita vivenciar o respeito às suas fases de desenvolvimento e maturidade, sendo estimulado a avançar (no seu tempo), pois cada indivíduo, apesar de pertencer a um grupo e uma faixa etária específica, tem seu tempo e sua maturidade é construída individualmente, ainda que as interações sociais sejam de grande valia.

Cultural e socialmente é perceptível o quanto o contexto familiar nos é impactante na aquisição da linguagem, muitas pronúncias de palavras tornam-se diferenciadas, por ser expressão da aprendizagem social, promovida em ambiente familiar, através do exemplo e do repertório de palavras e expressões verbais pronunciados pelos familiares no contexto familiar em que a criança está inserida. 

Percebe-se desde o berçário 2 uma crescente preocupação dos pais com a pronúncia dita "correta" das palavras para que seus filhos sejam compreendidos, no entanto já recebemos no Infantil 5, crianças chegando pela primeira vez na escola, com muitas dificuldades de expressão verbal, bem como, com pouco vocabulário.

É importante lembrar que, em tempos de cultura digitais e principalmente de mídias móveis, as crianças, cada vez mais cedo, estão tendo acesso aos canais de Youtube e, deste modo, encontramos nas suas falas, muito das características dos personagens de desenhos ou programas animados, como por exemplo: "... É só latir por ajuda" (Patrulha Canina), "Papai bobinho" (Peppa Pig), "Porque..." (Show da Luna), "Me dá. Me dá. Me dá". (Masha e o Urso), entre muitas outras expressões que passam a ser presentes no repertório das crianças.

Na contrapartida está então a família e a escola, construindo laços e propondo ações que sejam significativas para o desenvolvimento linguístico e para a formação social, cultural e pedagógica da palavra seja ela falada ou escrita. E todo este processo segue ao longo da vida, sendo promovido e ampliado a partir de nossas experiências, conforme vamos também compreendendo o desenvolvimento do pensamento (cognitivo) e o desenvolvimento da linguagem, ambos muito importantes para o indivíduo.

Deste modo podemos destacar que, de acordo com a perspectiva que Piaget sempre teve em resolver problemas epistemológicos, utilizando-se de diferentes contextos para exemplificar como o sujeito aprende e fornecendo explicações mais objetivas sobre o mundo que o cerca. Piaget realizou pesquisas estabelecendo a psicogênese como metodologia para compreender melhor as origens e a estruturação que acontece progressivamente no processo de aquisição do conhecimento e, desta forma, conseguiu também investigar a função da lógica e da linguagem no campo da aprendizagem e do ensino. 

Quando relembramos as concepções Vigotskyanas sobre a aquisição da linguagem, podemos dizer que, para ele, o crescimento intelectual da criança depende de seu domínio dos meios sociais do pensamento, isto é, da linguagem. Vygotsky nos traz também a ideia de que por meio da interação social, o sujeito estabelece uma conexão com elementos essenciais e que servem de mediação aos seus processos mentais e, desta forma, algumas funções psicológicas fundamentais vão sendo firmadas no sujeito, tais como: perceptividade, memorização, pensamento, atenção, desenvolvimento da interação sociocultural. Outro conceito vygotskyano são os signos (sistema representativo da linguagem que atuam entre o significante e o significado), como por exemplo: mesa, cadeira, livro, cortinas. Complementando seus estudos, nos faz perceber também a presença de um sistema destes signos, os quais são compartilhados por uma sociedade, como por exemplo: a língua, a escrita, o sistema numérico, entre outras convenções sociais que facilitam a comunicação entre pares.

Outro teórico e estudioso da educação que deixou seu legado foi Freire (1996, p.27) nos instigando a refletir que "A importância do papel do educador, pelo mérito da paz, com certeza é que sua tarefa docente não apenas ensina os conteúdos, mas também ensina a pensar". O envolvimento necessário do estudante com a sua própria mudança de atitude irá influenciar diretamente na sua realidade; posicionamento este tão importante e que fortalece a autonomia e promove a vivência da dignidade humana e da justiça social. Estabelecer critérios que sirvam de exemplo para que ações afirmativas de cunho social, político, cultural e educacional sejam elencadas como prioridade faz parte, por assim dizer, da essência do papel do educador e influenciam diretamente em suas escolhas metodológicas e didáticas e, por fim, na sua prática docente.

Portanto, entende-se, a partir das leituras sugeridas neste semestre letivo no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS, que tanto Piaget, quanto Vygotsky e Freire (preocupados com o processo de ensino e aprendizagem), deixaram inúmeras contribuições que nos auxiliam, atualmente, a compreender a educação e o mundo, de forma que também podemos continuar utilizando seus estudos e suas ferramentas didáticas e metodológicas para avançar nos estudos sobre o desenvolvimento cognitivo e a aquisição da linguagem humana.


REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários á prática educativa: São Paulo, Ed. Paz e Terra: 1996.
HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992.
SILVA, Samanta Demétrio da. Aquisição da Linguagem. Webartigos, Porto Alegre, p.01-12, 2010. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/aquisicao-da-linguagem/43208>. Acesso em: 22 jul. 2010.

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