domingo, 6 de maio de 2018

Inovações Pedagógicas

Texto "Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na Universidade", escrito por Maria Isabel da Cunha, indicado pela professora Mariângela Zied, na interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação, nos apresenta conceitos que são também atuais e constitui parâmetros que facilmente permeiam o dia a dia na escola pública de educação infantil onde atuo como professora.

Conceituando o termo inovações pedagógicas
- propostas pedagógicas novas; 
- experiências pedagógicas que saem do território formal;
- encontra possibilidade de articulação entre saberes científicos e saberes populares;
- podendo também estar ligada a novas formas de pensar;
- mudanças de concepções;
- ruptura de paradigmas;
- é a procura por soluções diferentes para a resolução de um mesmo problema;
- "pessoas inovadoras preservam um pensamento crítico e tem um compromisso social com sua profissão";
- "professores mais capazes de pensar novas perspectivas para o ensino";
-  formas de gestão e trabalho coletivo;
- novas metodologias;
- diferentes racionalidades na construção do processo ensino-aprendizagem;
- ensino e pesquisa;
- procuram articular diretamente a teoria e a prática;
- experimentam novas alternativas de comunicação envolvendo tecnologias virtuais;
- procuram inserir o conhecimento científico nos marcos culturais dos estudantes;
- extrapolam o tempo e espaço tradicional de sala de aula para alcançar aprendizagens significativas;
- há ações que estimulam a autoria e protagonismo dos alunos numa perspectiva emancipatória;
- há os que lançam mão de processos interdisciplinares para encaminhamento de seus objetos de estudo.

Deste modo, é compatível perceber, no contexto educacional, uma importante e crescente mudança seja metodológica como também filosófica. Para Lucarelli (2000, p. 36) [...] "a pedagogia universitária é um espaço de conexão de conhecimentos, subjetividades e cultura, exigindo um conteúdo científico, tecnológico ou artístico altamente especializado e orientado para a formação de uma profissão". 

E é sob este viés que está sendo vivenciado o curso de Licenciatura em Pedagogia pela UFRGS na minha vida profissional e pessoal. A partir das vivências e reflexões feitas no PEAD, muitas outras mudanças estão acontecendo no meu dia a dia como professora e ser humano.

Destacando ainda o que é um professor de sucesso na Universidade, referencia-se Cunha (2004, p. 6):
[...] "a competência situa-se, justamente em agir diferenciadamente para cada situação, a partir da leitura da cultura e das condições de produção do conhecimento que se estabelece entre o professor e seus estudantes".
A partir desta reflexão, mais uma vez, é potencializador pensar que não estamos sós neste caminho pela ação que gera uma mudança metodológica e afirmativa no fazer pedagógico escolar, seja para um profissional atuante na Universidade ou para aquele que atua na Educação Básica. Partimos do mesmo pressuposto de que o diferencial é a conexão estabelecida na relação entre professor e estudantes, esta ação é potencializadora ou não, de um processo de ensino e de aprendizagem bem sucedido. 

Uma perspectiva, novamente reafirmada por Cunha (2004, p.7 - 11), quando nos lembra que :
"o exercício da docência nunca é estático e permanente; é sempre processo, é mudança, é movimento, é arte; são novas caras, novas experiências, novo contexto, novo tempo, novo lugar, novas informações, novos sentimentos, novas interações. [...] A alternativa escolhida para uma intervenção que valorize a prática pedagógica inovadora do professor, foi a pesquisa. Acreditamos que a investigação pode, ao mesmo tempo em que produz conhecimentos, favorecer a formação. Isso porque o professor, ao ser instigado a falar sobre suas concepções e experiências, organiza seu pensamento e utiliza a narrativa como processo reflexivo".

Portanto, ao debater inovação pedagógica é importante refletir sobre as nossas escolhas, sejam elas no campo universitário (foco do texto sugerido) ou na escola pública em que atuamos. portanto, entende-se que é a partir das escolhas que fazemos no cotidiano que compomos ou não um cenário inovador. É preciso que as ações escolhidas estejam pautadas principalmente na escuta sensível, no olhar atento e no diálogo constante entre professores, estudantes e comunidade escolar envolvida. deste modo, possibilidades e potencialidades inovadoras farão parte do contexto educacional e a prática pedagógica ampliará as demandas emergentes em seu contexto educacional.

REFERÊNCIAS
CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugual, 16 a 18 de setembro de 2004.
SCHLEMMER, Eliane. O trabalho do professor e as novas tecnologias. Revista Textual - SINPRO/RS. Porto Alegre: setembro de 2006.



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