terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Meta Reflexão 2/10 Reflexão: influências para uma decisão profissional

Link: https://ananecchiportfoliopead.blogspot.com/2015/12/um-video-contando-como-foia-decisao-de.html
1ª postagem em 20/DEZ/2015.

Postado em 20dez15 – Corrigido em 21março2016
Meta Reflexão em __Janeiro2019
Reflexão: influências para uma decisão profissional
SÓ ORGANIZEI, FALTA REALIZAR A META REFLEXÃO EM 27JANEIRO2019
PROPOSTA INICIAL RELER TEXTOS DO SEMESTRE E REALIZAR CITAÇÕES PERTINENTES À ESCRITA...

       Na interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica fomos incentivadas a gravar um vídeo contando como foi nossa decisão de escolher ser professora e o que influenciou a escolha profissional,.
A atividade proposta nesta semana, nos faz estar mais conectados ao mundo tecnológico do que estamos realmente no dia a dia, pois o educador, normalmente, registra o que os outros fazem com aquilo que ele propõe e no PEAD tivemos a oportunidade de registrar a nós mesmos, o que é um imenso desafio: ouvir nossa voz, perceber nossas feições quando falamos, qual palavras utilizamos e refletir sobre nossas escolhas
          Isto simplesmente é o fazer pedagógico diário visto de maneira mais complexa por nós mesmos, é uma ação – reflexão - ação colocada em prática e com resultado instantâneo como tudo hoje em dia que está acontecendo em tempo real e não mais de uma semana para outra, como estávamos acostumados na escola dos anos anteriores. 
            Hoje o conhecimento está há um clique de dedos de distância e nós educadores estamos precisando nos reciclar para mediar este conhecimento e ampliar também os nossos próprios horizontes.
          Na interdisciplina Fundamentos da Alfabetização iniciamos refletindo sobre como foi a nossa alfabetização. 
      Neste momento me dei conta de que não tenho tantas lembranças da minha infância, em especial deste primeiro ano escolarSei somente o primeiro nome da minha professora alfabetizadora: Ceroni e ainda tenho contato com sua filha e netos, mas ela já é falecida. Algumas vivências de sala de aula tornam-se presentes nos encontros com antigos colegas em uma roda de chimarrão ou churrascada em que trocamos ideias e lembranças de nosso passado escolar.
        Na sequência das aulas sugeridas nesta interdisciplina,  analisamos o nosso perfil enquanto alfabetizadoras e fizemos algumas leituras sobre a temática “Fatores que interferem na alfabetização”.
        Concluindo os estudos deste mês em Alfabetização, elaboramos uma sequência didática onde relacionamos aos quatro tipos de conhecimento estudados, fazendo um link com a nossa prática: o conhecimento físico, lógico matemático, social e motor.
                É pertinente relatar aqui que atuo na educação infantil com a faixa etária dos 4 meses aos 5 anos e 11 meses, trabalhamos com projetos que envolvem o aprender brincando, por isso as atividades de letramento acontecem na rotina escolar através da contação de histórias e notícias, leitura de bilhetes e registros em agendas, na troca de informações entre as famílias, registros gráficos dos alunos. Este processo de alfabetização acontece na educação infantil da escola em que atuo, de maneira informativa e basicamente a partir de uma leitura de mundo, uma leitura que não necessariamente trabalha as letras, suas sonoridades e sílabas, mas entende que além da comunicação oral existe outra forma de comunicação muito útil e comum no mundo, que é através da escrita.
            Enfim, reafirmo que os estudos do PEAD não só nesta semana, bem como neste mês formaram uma estrutura que nos permite fazer uma conexão não só dos conteúdos entre si, mas inclusive de todos os materiais estudados com o nosso dia a dia em sala de aula, principalmente porque as temáticas relacionadas em cada interdisciplina permitem esta interação com nossas angústias, necessidades e proposições que enquanto profissionais da educação, estamos sempre refletindo e procurando melhorar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário