1ª postagem em 29/DEZ/2015.
ENLACES QUE CONFIGURAM UMA POSTURA PEDAGÓGICA TEÓRICA E PRÁTICA
Postado em 29dez15 – Corrigido em 28março2016
Meta Reflexão em __Janeiro2019
Enlaces que configuram uma Postura Pedagógica Teórica e Prática
Para escrever a postagem desta semana me inspirei na Mostra Cultural das Escolas do Município de São Leopoldo e na Mostra Pedagógica sobre Consciência Negra que estamos montando na nossa escola, com participação das famílias.
A Mostra Cultural do município envolveu atividades desenvolvidas ao longo do ano e com participação de todas as turmas da escola e os trabalhos foram expostos no Ginásio Municipal.
Na escola, iniciamos a organização da Mostra Pedagógica sobre Consciência Negra, com alguns trabalhos realizados pelas famílias dos alunos a partir do reaproveitamento de lixo reciclado.
Na interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sobre o Enfoque da Psicologia I estudamos o conceito de sexualidade e aprendemos, na leitura do livro "Freud e a educação - mestre do impossível" de Maria Cristina Kupfer.
Como professora de educação infantil é viável inserir a leitura indicada, em cada parágrafo, com as contribuições da teoria freudiana, em muitas ações que temos diariamente.
Ao mesmo tempo em que refletimos se estas práticas favorecem ou não ao desenvolvimento dos nossos pequenos, estamos atentos e sempre atualizados com os estudos de teorias pedagógicas buscando nos orientar e qualificar ainda mais nossas ações pedagógicas.
Ao realizar a leitura de um trecho do texto escrito por Maria Cristina Kupfer: "a repressão excessiva dos impulsos, como bem sabemos, pode dar origem a distúrbios neuróticos", trás a tona um impasse entre dar limites e a informação necessária em sala de aula. As famílias, que deveriam orientar e auxiliar a controlar esses impulsos iniciais, muitas vezes não o fazem e acabam por vezes repreendendo ao invés de dar um novo enfoque, como nos orienta a autora.
Devido a esta situação, podemos perceber que, ao longo dos anos, esta temática vem surgindo mais emergente nos debates escolares, pois percebemos que muitas famílias estão apenas deixando o tempo passar e não estão orientando seus filhos e eles, aos poucos, estão seguindo seus impulsos cada dia mais jovens.
Acredita-se que nós deveríamos ter um programa de educação sexual nas escolas desde a educação infantil, com participação ativa das famílias, sem tabus, para que todos possam compreender a importância de orientar nossos pequenos para a vida.
Mais uma vez os estudos do Curso PEAD nos oferece a possibilidade de lincar nossas aprendizagens não só com a prática diária, mas inclusive com as demais interdisciplinas oferecidas. Em Infâncias de 0 a 10 anos, debatemos o tema Erotização Infantil sob o enfoque da leitura do texto "Erotização dos corpos infantis na sociedade de consumo" de Jane Felipe e Bianca Guizzo.
Desta maneira é viável, enquanto professora pesquisadora, ter uma postura que enfoque uma proposta pedagógica amparada numa abordagem teórica e prática. Que as ações contempladas em sala de aula, também sejam recriadas e amparadas pelos estudos realizados nas interdisciplinas do nosso curso, tecendo uma rede de aprendizagens significativas não só para colaborar com minhas vivências de aluna cursista, mas em especial, para incentivar meus alunos e para ampliar seus horizontes e os da comunidade escolar em que atuo.
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