Em tempos de tantas aprendizagens refletir sobre as práticas pedagógicas e a teoria estudada no PEAD e nos cursos de extensão oferecido pela Secretaria Municipal de São Leopoldo é interessante e instigante.
Uma das propostas ofertadas na Primeira Aula da interdisciplina Ludicidade e Educação A foi ofertar o jogo como fonte de prazer e que todos nós, em especial nossos alunos, estamos passando pela deliciosa aventura que é aprender.
E "aprender brincando" não é apenas uma frase repetitiva de todos os estudantes e profissionais que estudam na área de humanas, mas sim uma verdade a ser compreendida e vivenciada.
Uma das citações nesta aula, da professora Tânia Beatriz Iwaszko Marques foi: "o professor precisa levar alegria para dentro da sala de aula". O que nos faz refletir ainda mais, enquanto profissionais da educação, com os questionamentos:
- Como esta aventura da aprendizagem pode ser prazerosa para os alunos?
- Quanto de diversão tem a nossa aula?
Aproveitando vou relatar uma das propostas realizadas em sala de aula que, neste início de ano letivo, durante o período de adaptação no Berçário 2 fizeram a nossa alegria:
Atividade realizada: Canções Infantis no Pátio Coberto - enquanto a maioria dos alunos se divertia cantando, sentados em cima do telhado da casinha, a professora e uma das alunas brincavam de ensinar as músicas para os coleguinhas!
Momentos como estes na educação infantil não são exclusivos, pois fazem parte da rotina escolar desta faixa etária. Porém, neste caso, foi um momento único e bem especial, pois ainda em adaptação na escola os alunos do Berçário 2 se divertiram com a aprendizagem de canções infantis e vivenciaram momentos prazerosos, inclusive os que ainda choravam.
Segundo Carvalho (1992, p.28):
(...) o ensino absorvido de maneira lúdica, passa a adquirir um aspecto significativo e afetivo no curso do desenvolvimento da inteligência da criança, já que ela se modifica de ato puramente transmissor a ato transformador em ludicidade, denotando-se, portanto em jogo.
Ao concluir podemos perceber o quanto é possível apreciar nossas práticas e propostas em sala de aula, mesmo as mais simples, e o quanto a partir delas desenvolvemos diferentes maneiras para nos encantar com a diversão oportunizada no tempo/espaço que ensinamos e aprendemos a partir desta sensível interação presente entre crianças e educador.
Fonte pesquisada: http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm
Olá Ana,
ResponderExcluirÉ importante o professor estar atento a estes momentos lúdicos para perceber as aprendizagens de seus alunos, como foi o que você fez. Esta prática do lúdico deveria estar presente sempre nas salas de aula, independente do ano escolar.
Att,
Tutora Rocheli
Oi Ana,
ResponderExcluirTambém gostei muito das aulas de ludicidade. Como é importante levarmos os jogos e brincadeiras para a nossa sala de aula ainda mais quando se trabalha cm Educação Infantil. O lúdico faz parte do desenvolvimento deles. e é muito legal ver o crescimento dos pequenos!!! Bjão