Esta postagem permite o relato de
experiências no âmbito do jogo musical com a turma Berçário 2 e também conversar sobre a criação do livro
“Cantigas do Meu Dia”.
A criação de um livro que
registre a letra das cantigas que são cantadas diariamente na turma do Berçário
II surgiu a partir da necessidade de uma mãe em conhecer as cantigas que seu
filho canta na volta para casa...
Esta é uma das ações diárias que
refletem o fazer musical que acontece na escola Antônio Leite, alguns textos da
interdisciplina Música nos fez refletir sobre ensino de música na escola de
educação infantil e cito uma observação feita a partir destas leituras: percebi
que falta muita organização e estudo para oportunizar vivências musicais de
qualidade aos meus alunos.
Outra demanda sobre esta temática
é o caráter lúdico da aula de música e, deste modo, é possível ser realizada
uma ponte entre os estudos das interdisciplinas Música e Ludicidade, registro
com fotografias, logo abaixo, a brincadeira musical realizada com as crianças
do Berçário II.
Ao fazer este registro me dou
conta do quanto somos felizes na educação infantil, pois nos permitimos
vivenciar o lúdico de maneira orientada sem perder o prazer em experimentar os momentos
de trocas de encontros entre pares.
A brincadeira oferecida foi uma
proposta que surgiu no planejamento a partir de uma necessidade da turma de
utilizar o brinquedo de casa de uma das alunas, a “bola”, tendo em vista que
nem sempre os alunos utilizam este brinquedo com alegria no pátio, pois outros
alunos de outras turmas interferem na proposta o tempo todo, com o desejo de
participar, mas nem sempre acompanham e cumprem as combinações com o grupo. E
nesta experiência os alunos do Berçário II puderam utilizar a bola, de uma
maneira diferente que envolveu tanto eles que na hora de parar a brincadeira
para nos organizarmos para o lanche, pediram para continuar brincando mais um
pouquinho.
De acordo com a professora de Ludicidade Tania
Beatriz Iwaszko Marques “a ludicidade transversaliza todas as nossas ações,
aprender é uma aventura que deve ser prazerosa”. Portanto, entendo que tanto as
aulas de música quando as atividades que envolvem ludicidade e recreação devem
ser pensadas e organizadas para que os alunos aprendam brincando com alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário