quinta-feira, 26 de maio de 2016

Reflexões sobre ensino de música na educação infantil

        Ao ler o texto "Práticas Musicais na Educação Infantil”, de Leda de A. Maffioletti me deparei com uma imagem bem presente de como acontece o ensino de música na turma em que atuo Berçário II.
A autora aborda sobre a maneira atual como a música é usada na educação infantil:

“Na hora em que todos os alunos devem fazer algo juntos, a música aparece como uma forma de homogeneizar o tempo escolar: entrada, merenda e descanso. Esse é um típico uso da música como recurso na educação, há tanto tempo criticado, mas incrivelmente vigente em todas as escolas. Estudos mais detalhados sobre o assunto revelam que a presença desse tipo de prática musical é uma forma camuflada de a escola exercer seu ‘poder – pudor’: “Ou seja, a escola desenvolve mecanismos disfarçados de comando, para manter o controle do tempo e do espaço, e assim preservara tradição de fazer-se obedecer”. (Fuks, 1991)

Ao analisar a maneira como me comporto diante do ensino de música na minha turma entendo que não estou nada distante da perspectiva acima descrita. 
Lendo os textos apresentados na interdisciplina Música fui, aos poucos, percebendo que falta muito no que se refere a qualidade do ensino de música na minha sala de aula: um pouco por não ter me dado conta disto antes e outro por estar precisando investir em recursos materiais e sonoros para de fato oportunizar um contato mais dinâmico e qualificado da música e suas potencialidades para as crianças da educação infantil, onde atuo.
Falta oferecer mais possibilidades para que as crianças vivenciem a exploração criativa dos sons dos instrumentos, aprendendo diferentes conceitos musicais, dentre eles:
- agrupamento de sons;
- separação de sons;
- classificação de sons;
- seriação de sons;
- noções de sequências sonoras;
- duração do som;
- duração do som (temporalidade). 
Deste modo, com as leituras sugeridas, percebi que é fundamental salientar que o desenvolvimento da capacidade de expressão corporal acontece na primeira infância, é neste período, que através  de um processo de exploração criativa dos movimentos e expressões corporais, que o indivíduo irá construir suas possibilidades e potencialidades futuras, construindo intimamente uma relação positiva consigo mesmo, sentindo-se capaz.
Portanto que as crianças aprendem música de maneira ativa, em um processo em que o papel da atividade corporal da criança é essencial à construção do seu conhecimento.
E no que se refere a imitação, a criança irá vivenciar ela gradativa e instintivamente, trocando experiências com seus pares e não só com o professor (Estilo brincadeira Chefe Mandou...). É importante, portanto, que as imitações permitam à criança vivenciar, sentir, pensar, explorar, comparar, brincar, antes mesmo de imitar o gesto ou a sonoridade ofertada.
Esta reflexão me permite, enquanto professora pesquisadora, em constante processo de aprendizagem e realizando mudanças positivas para qualificar meu trabalho com as crianças, inserir aqui um trecho do vídeo da Música: “Olha o Mosquito” de minha autoria, cantada em parceria com as crianças do Infantil I da EMEI Antônio Leite.

Neste processo de construção e reflexão da minha prática pedagógica enquanto estudante do curso de Pedagogia da UFRGS, me deparo com este momento em que percebo o quanto tenho que melhorar e qualificar meu trabalho ao oportunizar momentos musicais às crianças.
Ao me autoanalisar enquanto professora de educação infantil entendo que para oportunizar um ambiente sonoro adequado não é suficiente apenas que o professor tenha boa vontade, gosto pela música e canto.
Portanto, para que todas as crianças possam interagir com suas potencialidades sonoras e explorar a musicalidade de maneira a construírem seus próprios conceitos e adquirir suas aprendizagens musicais, é de extrema relevância que enquanto educadora infantil venha a qualificar ainda mais minha ação pedagógica aprimorando-a através de estudo e prática mais consistente, oferecendo, assim, um ambiente musical mais propício à aprendizagem musical dos alunos.
          

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