Na
interdisciplina Seminário Integrador – Eixo 3 fomos apresentadas aos Mapas
Conceituais e os professores/tutores nos ensinaram a utilizar o serviço
disponibilizado pelo Cmap
– site que disponibiliza uma plataforma com programação acessível e de fácil
manuseio para confecção de mapas conceituais, salvando-os inclusive no formato
imagem e/ou PDF.
Em
primeiro lugar preciso dizer que fiquei fascinada pela facilidade com que
podemos utilizar o serviço e criar mapas conceituais para organizar ideias e
resumir conceitos e estudos realizados.
Conceituar
é importante. Portanto de acordo com Moreira “mapas
conceituais, ou mapas de conceitos, são apenas diagramas indicando relações
entre conceitos, ou entre palavras que usamos para representar conceitos”. (2012,
pp 1).
Ao
pesquisar sobre mapas conceituais e sua funcionalidade no meio acadêmico
encontrei algumas fontes e teorias,
dentre as quais cito algumas vantagens para uso deste recurso:
- serve de
instrumento para verificar e sinalizar conhecimentos adquiridos a partir de um
ou mais conceitos elencados;
- permite unir dois
conceitos através de uma linha para que possa ser compreendida a existência de
uma ligação entre estes conceitos;
- pode ser utilizado
em diferentes situações escolares, como por exemplo: “instrumento de análise do
currículo, técnica didática, recurso de aprendizagem e meio de avaliação”,
(Moreira e Buchweitz, 1993).
Deste
modo é relevante salientar que este instrumento serve de apoio à apresentação
de aprendizagens que tenham sido significativas para o aluno e que, ao sintetizar
e ligar teorias e conceitos compreendidos, ele a utilize para uma exposição
posterior.
Fontes pesquisadas:
Mapas conceituais e
aprendizagem significativa
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