sexta-feira, 3 de junho de 2016

Entendo Melhor os Mapas Conceituais

Na interdisciplina Seminário Integrador – Eixo 3 fomos apresentadas aos Mapas Conceituais e os professores/tutores nos ensinaram a utilizar o serviço disponibilizado pelo Cmap – site que disponibiliza uma plataforma com programação acessível e de fácil manuseio para confecção de mapas conceituais, salvando-os inclusive no formato imagem e/ou PDF.
Em primeiro lugar preciso dizer que fiquei fascinada pela facilidade com que podemos utilizar o serviço e criar mapas conceituais para organizar ideias e resumir conceitos e estudos realizados.
Conceituar é importante. Portanto de acordo com Moreira “mapas conceituais, ou mapas de conceitos, são apenas diagramas indicando relações entre conceitos, ou entre palavras que usamos para representar conceitos. (2012, pp 1).
Ao pesquisar sobre mapas conceituais e sua funcionalidade no meio acadêmico encontrei algumas fontes e  teorias, dentre as quais cito algumas vantagens para uso deste recurso:
- serve de instrumento para verificar e sinalizar conhecimentos adquiridos a partir de um ou mais conceitos elencados;
- permite unir dois conceitos através de uma linha para que possa ser compreendida a existência de uma ligação entre estes conceitos;
- pode ser utilizado em diferentes situações escolares, como por exemplo: “instrumento de análise do currículo, técnica didática, recurso de aprendizagem e meio de avaliação”, (Moreira e Buchweitz, 1993).
Deste modo é relevante salientar que este instrumento serve de apoio à apresentação de aprendizagens que tenham sido significativas para o aluno e que, ao sintetizar e ligar teorias e conceitos compreendidos, ele a utilize para uma exposição posterior. 
Fontes pesquisadas:

Mapas conceituais e aprendizagem significativa

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