Neste
semestre, em Seminário Integrador – Eixo 3 participamos das atividades sobre
Projetos de Aprendizagens que foram iniciados, neste semestre, a partir de
perguntas inteligentes e curiosidades que surgiram nas interações com as
colegas do PEAD.
E é
importante dizer que o estudo de hoje foi inspirado nessa atividade tão
enriquecedora e formativa, que nos auxiliou na troca de saberes entre colegas e
na formulação de pesquisas de diferentes formatos para descobrir respostas para
a construção das nossas certezas e dúvidas, ainda que provisórias.
E o
questionamento inquietante se dividiu em dois:
- O que é inteligência
emocional, de fato?
- Como desenvolver a
inteligência emocional na educação infantil?
Ainda
que poucos sejam os sites que remetam a este assunto, encontrei algumas
respostas e, aos poucos, fui organizando este conhecimento e construindo alguns
conceitos do que compreendi.
Algumas curiosidades encontradas na
internet:
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Daniel Goleman em 2001
escreveu a obra “Inteligência Emocional”.
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Visa desenvolver
habilidades de: valorização de sentimentos, aprender a conviver e identificar
os mesmos, fortalecer a auto – estima, ser responsável pelas próprias
necessidades emocionais e respeito mútuo pelos sentimentos dos outros.
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Pode
complementar o processo de ensino-aprendizagem infantil.
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Sugestões de outros
autores que estudam esta teoria: Celso Antunes (2005), Michael Brearley
(2004), Travis Bradberry; Jean Greaves (2007) e Cleomar Azevedo (2003), Wallon (apud, Dantas, 1992, p. 89), MAYER &
SALOVEY( 1997, p. 15), Caruso (2000), CURY, 2002, p. 83).
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Esta teoria
sugere que o desenvolvimento de uma alfabetização das emoções na formação de
cidadãos deve começar desde quando estes são ainda crianças.
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Alfabetização
emocional pode não ser a solução para as problemáticas do ensino, mas se
transmitida, poderá revelar diferenças em seus resultados, cotidianamente, na
formação de seres “mais humanos”.
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Pode acontecer
através da exploração de temáticas como: Valores, Coletividade, Solidariedade
no desenvolvimento infantil, entre outras que se relacionem com as emoções e
o convívio em sociedade.
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Ao
refletir sobre o desenvolvimento da inteligência emocional na educação infantil
percebo que é um estudo voltado para o que já fazemos na prática.
Esta
postagem serve, inicialmente, apenas como fonte de informação para posterior
pesquisa, pois esse estudo merece ser aprofundado.
Fonte
pesquisada
Inteligência
emocional: Contribuições de Daniel Goleman para a educação infantil http://www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/resumos/resumos/4314.htm
O papel do educador no desenvolvimento da
inteligência emocional das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-papel-do-educador-no-desenvolvimento-da-inteligencia-emocional-das-criancas-das-series-iniciais-do-ensino-fundamental/30879/#ixzz4FwW7yaQ0
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-papel-do-educador-no-desenvolvimento-da-inteligencia-emocional-das-criancas-das-series-iniciais-do-ensino-fundamental/30879/#ixzz4FwW7yaQ0
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