quarta-feira, 8 de junho de 2016

“Inteligência Emocional” – Uma Teoria Educativa

Neste semestre, em Seminário Integrador – Eixo 3 participamos das atividades sobre Projetos de Aprendizagens que foram iniciados, neste semestre, a partir de perguntas inteligentes e curiosidades que surgiram nas interações com as colegas do PEAD.
E é importante dizer que o estudo de hoje foi inspirado nessa atividade tão enriquecedora e formativa, que nos auxiliou na troca de saberes entre colegas e na formulação de pesquisas de diferentes formatos para descobrir respostas para a construção das nossas certezas e dúvidas, ainda que provisórias.
E o questionamento inquietante se dividiu em dois:
- O que é inteligência emocional, de fato?
- Como desenvolver a inteligência emocional na educação infantil?
Ainda que poucos sejam os sites que remetam a este assunto, encontrei algumas respostas e, aos poucos, fui organizando este conhecimento e construindo alguns conceitos do que compreendi.

Algumas curiosidades encontradas na internet:
Daniel Goleman em 2001 escreveu a obra “Inteligência Emocional”.
Visa desenvolver habilidades de: valorização de sentimentos, aprender a conviver e identificar os mesmos, fortalecer a auto – estima, ser responsável pelas próprias necessidades emocionais e respeito mútuo pelos sentimentos dos outros.
Pode complementar o processo de ensino-aprendizagem infantil.
Sugestões de outros autores que estudam esta teoria: Celso Antunes (2005), Michael Brearley (2004), Travis Bradberry; Jean Greaves (2007) e Cleomar Azevedo (2003), Wallon (apud, Dantas, 1992, p. 89), MAYER & SALOVEY( 1997, p. 15), Caruso (2000), CURY, 2002, p. 83).
Esta teoria sugere que o desenvolvimento de uma alfabetização das emoções na formação de cidadãos deve começar desde quando estes são ainda crianças.
Alfabetização emocional pode não ser a solução para as problemáticas do ensino, mas se transmitida, poderá revelar diferenças em seus resultados, cotidianamente, na formação de seres “mais humanos”.
Pode acontecer através da exploração de temáticas como: Valores, Coletividade, Solidariedade no desenvolvimento infantil, entre outras que se relacionem com as emoções e o convívio em sociedade.

Ao refletir sobre o desenvolvimento da inteligência emocional na educação infantil percebo que é um estudo voltado para o que já fazemos na prática.
Esta postagem serve, inicialmente, apenas como fonte de informação para posterior pesquisa, pois esse estudo merece ser aprofundado.

Fonte pesquisada
Inteligência emocional: Contribuições de Daniel Goleman para a educação infantil http://www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/resumos/resumos/4314.htm
O papel do educador no desenvolvimento da inteligência emocional das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-papel-do-educador-no-desenvolvimento-da-inteligencia-emocional-das-criancas-das-series-iniciais-do-ensino-fundamental/30879/#ixzz4FwW7yaQ0



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