quarta-feira, 1 de junho de 2016

Vivenciar a Literatura e suas Possibilidades é um Exercício de Cidadania

De acordo com o que relata Silveira na obra Nas tramas da Literatura Infantil: Olhares sobre Personagens “Diferentes” é importante que façamos uma reflexão sobre o que queremos quando pensamos em educação, na hora em que escolhemos uma obra literária para trabalhar em sala de aula, pois “a literatura escolhida para sala de aula, influencia na formação da identidade infantil”.
É forte a influência da literatura no contexto educacional e na formação da identidade das crianças e é também um desafio para nós, enquanto educadores e formadores de opinião.
Muitas vezes a história escolhida parte do pressuposto de que servirá como inspiração para que o educador possa abordar uma temática emergente, como por exemplo: alimentação, discriminação, mentira, adaptação escolar, palavras mágicas (desculpa, por favor, muito obrigada e com licença), entre outras possibilidades.
Penso que um dos desafios maiores em literatura é deixar de lado a parte moral para curtir a história, aproveitar as doces travessuras da leitura, brincar livremente com as rimas e palavras novas ao vocabulário infanto-juvenil e aproveitar ao máximo o prazer de ler e contar histórias.
Exercitar o ato de “ler por ler”, ler para apreciar, brincar com as ideias, tudo isso faz parte do mundo mágico da literatura e é imprescindível que nós possamos reviver este clima em sala de aula, deixando prazeroso e animador este contato da criança com a literatura.
E é esta a nossa intenção na turma Berçário II, em que atuo neste ano, onde estamos desenvolvendo o Projeto “Viajando Pelo Mundo dos Livros” e através desta temática os alunos estão desenvolvendo diferentes atividades, algumas destacadas no vídeo criado para expor nossas histórias e descobertas neste primeiro semestre de 2016.
Promover uma relação autêntica entre teoria e prática, sempre tão necessárias no processo de construção do conhecimento tanto para educandos e seus familiares como para os educadores em formação continuada, como é o nosso caso estando inseridos no PEAD, está sendo um dos principais focos desta jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário