De
acordo com o que relata Silveira na obra Nas tramas da Literatura Infantil:
Olhares sobre Personagens “Diferentes” é importante que façamos uma reflexão
sobre o que queremos quando pensamos em educação, na hora em que escolhemos uma
obra literária para trabalhar em sala de aula, pois “a literatura escolhida
para sala de aula, influencia na formação da identidade infantil”.
É
forte a influência da literatura no contexto educacional e na formação da
identidade das crianças e é também um desafio para nós, enquanto educadores e
formadores de opinião.
Muitas
vezes a história escolhida parte do pressuposto de que servirá como inspiração
para que o educador possa abordar uma temática emergente, como por exemplo:
alimentação, discriminação, mentira, adaptação escolar, palavras mágicas
(desculpa, por favor, muito obrigada e com licença), entre outras
possibilidades.
Penso
que um dos desafios maiores em literatura é deixar de lado a parte moral para
curtir a história, aproveitar as doces travessuras da leitura, brincar
livremente com as rimas e palavras novas ao vocabulário infanto-juvenil e
aproveitar ao máximo o prazer de ler e contar histórias.
Exercitar
o ato de “ler por ler”, ler para apreciar, brincar com as ideias, tudo isso faz
parte do mundo mágico da literatura e é imprescindível que nós possamos reviver
este clima em sala de aula, deixando prazeroso e animador este contato da
criança com a literatura.
E é
esta a nossa intenção na turma Berçário II, em que atuo neste ano, onde estamos
desenvolvendo o Projeto “Viajando Pelo Mundo dos Livros” e através desta
temática os alunos estão desenvolvendo diferentes atividades, algumas
destacadas no vídeo criado para expor nossas histórias e descobertas neste
primeiro semestre de 2016.
Promover
uma relação autêntica entre teoria e prática, sempre tão necessárias no
processo de construção do conhecimento tanto para educandos e seus familiares
como para os educadores em formação continuada, como é o nosso caso estando
inseridos no PEAD, está sendo um dos principais focos desta jornada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário