sexta-feira, 14 de julho de 2017

Análise sobre a Avaliação Diagnóstica do Programa Novo Mais Educação 2017

RESUMINDO PARA MELHOR COMPREENSÃO:
Neste início de semestre letivo o Programa Novo Mais Educação iniciou suas atividades no município de São Leopoldo no dia 22 de maio. Na EMEF Profº João Carlos Von Hohendorff, na qual atuo como Articuladora Pedagógica do mesmo, as atividades estão voltadas para Letramento (Português e Matemática) e Oficinas Complementares (Banda, Dança e Futsal). No total, atendemos 120 alunos que estão distribuídos em turmas e que frequentam, semanalmente, todas as oficinas citadas acima.
Este ano o Ministério da Educação e Cultura (MEC) nos solicitou, em final de junho, que até dia 15/07 fossem aplicadas Avaliações Diagnósticas na área de Alfabetização e Letramento, abrangendo os conteúdos de Português e Matemática, com os 120 alunos que frequentam o Programa em nossa escola.
Após muita dedicação e esforço, a experiência foi realizada com êxito: provas aplicadas e gabaritos lançados no sistema!

PROPOSTA DO MEC PARA APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS
O MEC nos orientou a aplicar as provas com os estudantes de três maneiras:
- imprimindo uma a uma (opção esta que não utilizamos, devido ao elevado custo, pois cada prova tinha em média 8 folhas frentes e verso com 22 questões);
- mostrando no Data Show da Escola (opção que utilizamos parcialmente);
- realizando a leitura coletiva das questões ao mesmo tempo em que mostrava no Data Show (esta foi a metodologia escolhida por nós para aplicar as provas).
Cada prova a ser aplicada tinha uma numeração específica, por exemplo:
- para os 2º e 3º anos a prova de Matemática utilizada foi: Alfabetização-Matemática-M0309;
- para os 2º e 3º anos a prova de  Português utilizada foi: Alfabetização-Língua Portuguesa-P0308;
- para os 4º e 5º anos a prova de Matemática utilizada foi: Letramento I-Matemática-M0509;
- para os 4º e 5º anos a prova de Português utilizada foi: Letramento I-Língua Portuguesa-P0508.
Portanto, foi necessário um cuidado extremo com a marcação dos gabaritos por parte dos alunos para que na hora de passar, eu, enquanto articuladora pedagógica, pudesse registrar a resposta escolhida pelo estudante na hora da aplicação da prova.

De acordo com as orientações, estamos, agora, aguardando, pois:
                                                                        "... o CAEd realizará uma devolutiva dos resultados das avaliações                                                        no mês de agosto. Nesta oportunidade, será apresentada, com os resultados,                                                        uma análise pedagógica sobre o desempenho dos estudantes nos testes, bem                                                       como um roteiro para leitura e interpretação desses resultados, cujo objetivo é                                                       auxiliar as escolas na apropriação das informações produzidas a partir da                                                                avaliação".   (OFÍCIOS CIRCULARES nº 23 e 24/COEF/DICEI/SEB_MEC).

É fundamental salientar que as avaliações diagnósticas aplicadas junto aos estudantes abordaram conteúdos programáticos, tais como:
- Matemática para 2º e 3º anos: contagem até 50, formas geométricas, adição e subtração com empréstimo, adição com reserva, leitura e interpretação de gráficos, horas, histórias matemáticas, ordem crescente, decomposição dos números e sistema monetário (moeda brasileira); 
- Língua Portuguesa para 2º e 3º anos: leitura e interpretação através de histórias em quadrinhos e diferentes tipos textuais (receitas, manuais, poesias, gravuras, reportagens, convites, bilhetes), leitura e interpretação através de textos curtos, grafia de palavras, separação silábica;
- Matemática para 4º e 5º anos: leitura e interpretação de gráficos, retas numéricas, decomposição dos números, sistema monetário (moeda brasileira), medidas (metros, Km), horas, figuras geométricas, frações, histórias matemáticas, multiplicação e divisão com reserva e com empréstimo;
- Língua Portuguesa para 4º e 5º anos: leitura e interpretação através de histórias em quadrinhos e diferentes tipos textuais (receitas, manuais, poesias, gravuras, reportagens, convites, bilhetes), leitura e interpretação no comparativo de dois textos um longo e outro mais curto, grafia de palavras, separação silábica e uso de pontuação adequada.

Entende-se, neste momento, que a realização da proposta, inicialmente, já foi encaminhada. Agora o que resta é aguardar os resultados e desenvolver um trabalho lúdico e criativo para que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar estas aprendizagens de forma significativa e prazerosa: o que configura mais um desafio para o 2º semestre letivo de 2017.

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