Sob este enfoque, surge também, na educação infantil, o "olhar sensível", entenda-se esta expressão como sendo o olhar observador que percebe nas entrelinhas do que se enxerga o contexto que segmenta o todo e o transforma em pedaços de um todo, para que possamos analisar, criticar, explorar e reinventar possibilidades e novas vivências e descobertas.
Na Formação Continuada Interfaces para Educação Infantil, oportunizada pela SMED de São Leopoldo, tivemos o contato com a Professora e Pesquisadora Sariane Pecoits, especialista em Educação Infantil, Mestre em Educação e Professora da Rede Municipal de Porto Alegre que nos ministrou a palestra "O Papel da Docência na Educação Infantil".
Neste encontro foi possível refletir, mais uma vez, sobre a criação de uma gramática própria da docência com bebês e crianças de até 5 anos e 11 meses de idade.
Refletiu-se sobre a não existência das terminologias "aluno e sala de aula" nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil.
E de forma questionadora professora Sariane Pecoits, 2017 nos fez pensar: "Como se propõe brincadeira para aprender e não brincadeira para ensinar"?
Já nos dizia há muito tempo Piaget que: "o objetivo do ensino é oferecer condições para a aprendizagem".
Portanto de novo, nada encontramos nos questionamentos da palestrante, mas o que nos faz repensar nosso papel é a forma como lidamos com as propostas de atividades e brincadeiras que planejamos diariamente e vivenciamos rotineiramente na escola infantil, algumas vezes apenas por condição do momento e não por escolha feita por nós de forma consciente e refletiva.
Entenda-se que este debate não nos serve para desmerecer o que construímos e realizamos até agora em nossas práticas pedagógicas na escola infantil, mas sim nos motiva a repensar nossas escolhas e a analisarmos nossa prática com um olhar observador e sensível, que nos permita escutar as crianças e saber do que elas gostam, do que elas não gostam e de como elas gostariam que fosse este espaço que, no final das contas, planejamos para elas.
Ainda no que se pode falar em ação docente na escola infantil é possível destacar que é fundamental escolhermos o nosso papel entre o dirigir tudo e o ficar só olhando acontecer... é a ação mediadora do docente... a partir de um olhar e uma escutas sensíveis que nos tornamos professores mais atentos e reflexivos e, deste modo, passamos a colaborar de fato com o processo de ensino aprendizagem, bem como, passamos também a aprender com as crianças a fazer uma prática pedagógica que se aproxima mais das suas necessidades e dos seus desejos infantis.
Referencial Teórico Pesquisado:
Disponível no link: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/viewFile/619/669 acessado em 15/07/2017.
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