sexta-feira, 14 de julho de 2017

Reflexões sobre Gestão Democrática

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Carlos Von Hohendorff (EMEF Hohendorff), onde atuo com o Programa Novo Mais Educação, a Proposta Político Pedagógica e o Regimento Interno estiveram em ampla análise e debate neste primeiro semestre letivo. Foi um momento inicial de pesquisa de opinião entre funcionários, professores, pais e estudantes. Este momento irá se estender até o segundo semestre, visto que temos um amplo debate pela frente. É importante destacar aqui que, ainda que se esgote os temas propostos para a reelaboração destes documentos escolares no ano letivo de 2017, ele será reescrito e relido por inúmeras vezes nos próximos anos, pois ainda que parcialmente concluídos, estes documentos irão necessitar sempre de atualização e novos debates.
Já o Projeto Político Pedagógico na Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Verde teve sua última versão reescrita no ano de 2016, serviu de norte para a elaboração do Plano Anual de Trabalho e do Projeto da turma infantil II, intitulado “Caixa de brinquedos: um Universo Infantil”.
A Gestão Democrática pressupõe a participação efetiva de vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. Esta participação incide diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar (planejamento, implementação e avaliação) seja no que diz respeito à construção do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de natureza burocráticas.
O Projeto Político Pedagógico é um documento oficial, produzido por todos os segmentos da escola para definir a identidade da escola e indicar caminhos para ensinar com qualidade.
Os Processos Participativos são formas de gestão política que ampliam o processo de tomada de decisão da sociedade, entendendo que a democracia não se dá apenas nos pleitos eleitorais, de quatro em quatro anos, mas também na construção das bases orientadoras da política na definição de prioridades e controle social de sua implementação.
O termo Políticas Públicas significa o conjunto de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público. Já as políticas públicas educacionais referem-se a tudo aquilo que um governo faz ou deixa de fazer em relação à Educação.
Portanto, é fato que nas escolas onde atuo, tanto como Articuladora Pedagógica do Programa Novo Mais Educação quanto como Professora de Educação Infantil, o sistema de ensino está sendo norteado por documentos oficiais que escutam a comunidade em que a escola está inserida e que as ações pedagógicas são propostas baseadas na opinião de todos os envolvidos, entendo que as duas escolas são democráticas e participativas na maioria das demandas e decisões que envolvem a rotina escolar.

Referenciais Teóricos pesquisados:
Glossário: Gestão Democrática. Disponível no link: http://educacaointegral.org.br/glossario/gestao-democratica/ e acessado em 15/07/2017.
Glossário: Políticas Públicas Educacionais. Disponível no link: http://educacao.faber-castell.com.br/professores/na-sala-de-aula/politicas-publicas-para-educacao/ acessado em 15/07/2017.
Glossário: Processos Participativos. Disponível no link: http://www.deolhonosplanos.org.br/processos-participativos/ e acessado em 15/07/2017.
Glossário: Projeto Político Pedagógico. Disponível no link: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/560/o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico-ppp e acessado em 15/07/2017.


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