Postado em 29dez15 –
Corrigido em 28março2016
Enlaces que configuram uma
Postura Pedagógica Teórica e Prática
Para escrever a
postagem desta semana me inspirei na Mostra Cultural das Escolas do Município e
na Mostra Pedagógica sobre Consciência Negra que estamos montando na nossa
escola, com participação das famílias.
A Mostra Cultural do
município envolveu atividades desenvolvidas ao longo do ano e com participação
de todas as turmas da escola e os trabalhos foram expostos no Ginásio
Municipal.
Na escola, iniciamos a
organização da Mostra Pedagógica sobre Consciência Negra, com alguns trabalhos
realizados pelas famílias dos alunos a partir do reaproveitamento de lixo
reciclado.
Na
interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sobre o Enfoque da Psicologia I
estudamos o conceito de sexualidade e aprendemos, na leitura do livro
"Freud e a educação - mestre do impossível" de Maria Cristina Kupfer.
e de acordo
com o vídeo sugerido, que a sexualidade para a psicanálise é
Como professora
de educação infantil é viável inserir a leitura indicada, em cada parágrafo,
com as contribuições da teoria freudiana, em muitas ações que temos
diariamente.
Ao mesmo tempo em que
refletimos se estas práticas favorecem ou não ao
desenvolvimento dos nossos pequenos, estamos atentos e sempre atualizados com
os estudos de teorias pedagógicas buscando nos orientar e qualificar ainda mais
nossas ações pedagógicas.
Ao realizar a
leitura de um trecho do texto escrito por Maria Cristina Kupfer: "a
repressão excessiva dos impulsos, como bem sabemos, pode dar origem a distúrbios
neuróticos", trás a tona um impasse entre dar
limites e a informação necessária s em
sala de aula. , pois a As famílias, que
deveriam orientar e auxiliar a controlar esses impulsos iniciais, muitas vezes
não o fazem e acabam por vezes repreendendo ao invés de dar um novo enfoque,
como nos orienta a autora.
Devido a esta
situação, podemos perceber que, ao longo dos anos, esta temática vem surgindo
mais emergente nos debates escolares, pois percebemos que muitas famílias estão
apenas deixando o tempo passar e não estão
orientando seus filhos e eles, aos poucos, estão seguindo seus impulsos cada
dia mais jovens.
Acredito que nós
deveríamos ter um programa de educação sexual nas escolas desde a educação
infantil, com participação ativa das famílias, sem tabus, para que todos possam
compreender a importância de orientar nossos pequenos para a vida.
Mais uma vez os estudos
do Curso PEAD nos oferece a possibilidade de lincar nossas
aprendizagens não só com noss a
prática diária, mas inclusive com as demais interdisciplinas oferecidas.
Em Infâncias de 0 a 10
anos, debatemos o tema Erotização Infantil sob o enfoque da leitura do texto
"Erotização dos corpos infantis na sociedade de consumo" de Jane
Felipe e Bianca Guizzo.
Desta maneira é
viável, enquanto professora pesquisadora, tomar ter uma
postura que enfoque uma proposta pedagógica amparada numa abordagem teórica e prática. em q
Que
as ações contempladas em sala de aula, também sejam recriadas e amparadas pelos
estudos realizados nas interdisciplinas do nosso curso, tecendo uma rede de
aprendizagens significativas não só para colaborar com minhas vivências de
aluna cursista, mas em especial, para incentivar meus alunos e para ampliar
seus horizontes e os da comunidade escolar em que atuo.
Olá Ana!
ResponderExcluirPrimeiramente adorei os termos que utilizaste. Muitas vezes, precisamos trabalhar nas escolas além dos conteúdos programáticos e lidar com as questões emergentes. Que isso nos sirva para ampliar os horizontes, ter um olhar diferenciado e obter aprendizados significativos.
Abr@ço!