Ao longo deste ano letivo, no Berçário II, o processo linguístico que envolve principalmente a expressão oral esteve em foco: como um objetivo pedagógico e como uma preocupação das famílias.
Como educadoras, nosso papel foi oportunizar vivências diferenciadas e evidenciar eventos da rotina para promover o enriquecimento de vocabulário e a desenvoltura linguística.
É essencial explicar o que se trata aqui por desenvoltura linguística no Berçário II antes de exemplificar as propostas pedagógicas que envolveram o desenvolvimento deste processo.
Desenvoltura linguística, neste caso, envolve a disponibilidade de expressão dos sentimentos e desejos de uma criança através da oralidade. Pois, em especial nesta fase que a criança do Berçário II está e no que compreende também a faixa etária de 1 ano e 5 meses aos 3 anos de idade, período em que a maioria das crianças apresenta uma inibição em expor verbalmente suas necessidades, a criança opta por comunicar-se através da gesticulação. E diga-se de passagem elas conseguem, incluindo com o olhar, expressar-se muito bem.
Por outro lado, há uma preocupação maior por parte do adulto de que as crianças expressem seus desejos e necessidades através da fala.
Deste modo, oportunizar atividades que envolvam desinibição e enriquecimento do vocabulário de uma criança é estar desenvolvendo-a linguisticamente.
Para obtermos sucesso neste processo foi fundamental um bom planejamento e muita organização para que a diversão estivesse garantida.
Planejamos o projeto "Viajando no Mundo dos Livros" com um cronograma anual que orientou nossas ações e reações frente às necessidades linguísticas, sociais e afetivas das crianças do Berçário II.
Observamos que 11 das 18 crianças envolvidas apresentavam inibição ao expressarem-se. Geralmente optavam por gesticular ou murmurar para expressar o quê queriam naquele momento, ou, por vezes, choravam.
Com o passar dos meses fomos investindo em atividades lúdicas, brincadeiras musicais e em envolver cada dia mais as crianças em atividades da rotina escolar, nas quais fosse necessário expressar-se oralmente para informar aos demais determinada situação, como por exemplo: auxiliar o professor a servir o almoço e depois contar aos demais colegas qual o cardápio do dia.
Assim fomos percebendo os avanços e cada uma das crianças desenvolveu-se linguisticamente a seu tempo.
É relevante complementar que no Berçário II as 18 crianças estiveram amplamente envolvidas nas propostas pedagógicas sugeridas, as quais inspiraram e auxiliaram no desenvolvimento da linguagem oral e na desenvoltura linguística, expressando-se cada uma ao seu modo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário