Quando me deparei com o desafio de produzir um vídeo estudantil com alunos da educação infantil, confesso, jamais pensei que iria envolver tanta emoção, paixão e alegria!
Minha turma na escola, este ano, é o Berçário II e gravar vídeos com eles e áudios de seus diálogos em língua própria "berçarês", foi meu foco desde o início do ano. Volta e meia, eu e a estagiária da turma, nos paramos para ouvir o som dos pequenos brincando e dialogando entre si.
É uma atividade que envolve tempo e dedicação, nos enriquece muito e também nos demonstra a realidade sobre como estão evoluindo linguisticamente nossos pequenos e isto acontece, tão rápido, que de uma semana para outra, eles aumentam o seu repertório linguístico em inúmeras palavras.
Foi refletindo sobre este contexto que eu e os estagiários do turno da manhã decidimos aceitar este desafio e iniciamos a coleta de dados e informações relevantes para produzir com nossas crianças um curta-metragem para participar do II Festival de Vídeos Estudantis de São Leopoldo, o "São Léo em Cine".
Com o mesmo desejo e interesse se juntaram com nossa turma, as crianças que estudam no Infantil III B, principalmente pela temática escolhida: "Aedes Aegypti". Temática esta que envolveu meses de estudos, pesquisas e de integração entre as turmas, comunidade escolar, incluindo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Nunes, que é nossa vizinha.
Enquanto professoras das duas turmas, nós participamos de uma Formação de Professores sobre Cinema Estudantil, propostas pela SMED de São Leopoldo em parceria com a UFPel. Estudar faz parte da nossa trajetória profissional sempre, mas neste momento foi necessário muita dedicação e empenho de nossa parte, pois a temática "produção de vídeos estudantis" foi uma novidade para ambas profissionais.
Desafio aceito, estudos em dia, inúmeras visitas de consultoria à equipe organizadora do Projeto São Léo em Cine, eis que surge nosso marco norteador: o roteiro do nosso filme.
Confesso que realizar as filmagens no ambiente escolar, é um enorme desafio, ainda mais quando se pretende utilizá-las para montagem de um curta-metragem. Mãos a obra, dia a dia, filmando um pouco hoje, outro pouco daqui duas ou três semanas, seguiram-se meses, na realização do trabalho, confecção de cartazes e ações de conscientização envolvendo a comunidade. Eis então que surge nosso primeiro vídeo estudantil, editado e organizado com utilização do Movie Maker.
Educar crianças de zero a seis anos é isto: oportunizar experiências inovadoras, fornecer subsídios novos diariamente para que possam criticar, vivenciar, aprender, brincar e ser feliz!
Link de acesso ao filme:
Nenhum comentário:
Postar um comentário