É fundamental nos dedicarmos, nos organizarmos e promovermos a audição atenta, principalmente quando pretendemos desenvolver e estimular a linguagem oral com bebês, em especial, na faixa etária de 1 ano e 5 meses aos 3 anos,
Através da audição atenta, podemos refletir sobre as necessidades e dificuldades enfrentadas pelas crianças, respeitando seu modo de ser, seu tempo e suas possibilidades.
No Berçário II, enquanto professoras pesquisadoras, optamos por trabalhar a escrita colaborativa para auxiliar as crianças a se expressarem com mais clareza, riqueza de detalhes e ampliando seu vocabulário.
Para desenvolver a escrita colaborativa com uma turma de Berçário II, composta por 18 alunos, utilizamos o gravador como um recurso pedagógico para facilitar nossa organização e para tornar mais fidedigna a transcrição das ideias elaboradas pelas crianças envolvidas no processo de criação colaborativa.
Deste modo, foi possível promover a escrita colaborativa, através da audição atenta da história criada pelas crianças. As gravações foram realizadas em 5 etapas diferentes:
- na primeira etapa criaram o início da história;
- na segunda etapa escolheram os personagens que fariam parte da história;
- na terceira etapa escutaram a gravação da primeira etapa e complementaram a história a seu modo (as falas também foram registradas por gravação);
- na quarta etapa auxiliaram as professoras na montagem de um painel para ser usado na sessão de fotos para a edição do livro;
- na quinta etapa participaram da sessão de fotos, festejaram e criaram o final da história (e as falas também foram registradas por gravação).
Portanto, entendo que a utilização do recurso de gravação e escuta atenta da fala dos alunos foi possível transcrever de forma mais fidedigna a versão da história coletiva criada pelas crianças do Berçário II.
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