Tendo em vista que que ele apresenta o projeto de ensino, desenvolvido na turma Infantil II (faixa etária 4 anos a 4 anos e 11 meses), utilizando o formato de Mapa Conceitual (aprendido no PEAD) como uma forma de apresentação.mo uma forma de apresentação.
No Eixo V, em 2017_1, quando a postagem referida nesta escrita foi publicada, o PEAD ofertava o estudo das interdisciplinas: Organização do Ensino Fundamental, Organização e Gestão da Educação, Projeto Pedagógico em Ação, Psicologia da Vida Adulta e Seminário Integrador V (Neste semestre fui aluna de quarta, na turma da professora Rosane Aragón).
A postagem está intitulada como Resumo do Projeto de Ensino da Turma Infantil II. Disponível no link: <https://ananecchiportfoliopead.blogspot.com/2017/06/resumo-do-projeto-de-ensino-turma.html>. Acessado em 16/05/2019.
Deste modo, criou-se um Resumo das Práticas Pedagógicas desenvolvidas enquanto posto em prática o projeto de estágio no ano de 2018, no segundo semestre, que aconteceu na turma Infantil 5 (faixa etária 5 anos a 5 anos e 11 meses).
Assim, destaca-se que as principais atividades desenvolvidas percorrem pelos caminhos da Educação Audiovisual com uso de Tecnologias de Informação e da Comunicação contribuindo para a aprendizagem de crianças pequenas, dentre elas:
Tendo em vista este diálogo reflexivo entre dois tempos distintos, mas também relacionados em que vivemos no PEAD e em que eu vivenciei com a oportunidade de seguir por dois anos, aprendendo e ensinando, na interação com o mesmo grupo de crianças, compreendo como um tempo precioso e que foi muito bem aproveitado tanto por mim como professora, estagiária e também aluna, como pelas crianças que, com uso das TICs ao mesmo tempo em que aprenderam também puderam ensinar. E em que a famílias desempenharam um papel de corresponsabilidade perante as propostas e os projetos desenvolvidos, pois sem esta parceria algumas ações poderiam não ter sido realizadas, como foi o caso do passeio ao Parcão NH com o propósito de os fotógrafos aprendizes exercitarem a arte da fotografia e que, sem a ajuda das famílias eu e minha colega Márcia Jung (somente) não teríamos dado conta.
Para tanto eu cito aqui as pesquisas de Candido (Org., 2018, p. 226) quando nos apresenta que:
As tecnologias podem contribuir unindo esses dois
mundos: escola x sociedade. Não é a simples introdução de uma câmera ou a
aceitação de trabalhos em vídeo que defendemos. Não é a tecnologia pela
tecnologia e nem o fazer pelo fazer, mas sim a sua utilização dentro de um
contexto educacional. Queremos apresentar a produção de vídeo não como um
artefato de realização, mas como uma forma pedagógica que pode ser explorada
pelo corpo docente.
Destaco, enfim, que esta opção desenvolve uma cooperação entre todos os segmentos da comunidade escolar. Uma vez que o projeto visa contemplar as necessidades, curiosidades e perspectivas viáveis na organização curricular e no planejamento pedagógico de crianças na educação infantil.
Referência
CANDIDO, Eliane.; PEREIRA, J.; CANDIDO,
M. J.; e PERES, R. Congresso Brasileiro
de Produção de Vídeo Estudantil. In LAZZARETI, A. e COSTA, J. V. (orgs.).
Escritos de alfabetização audiovisual: luz na docência. Porto Alegre:
Cinemateca Capitólio, 2018, p. 223 - 231 – ISBN 978-85-54070-00-7.
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