Em 2017, uma das primeiras postagens referenciam a formação de uma professora reflexiva, envolvida em conceitos, práticas pedagógicas e escolhas metodológicas que visem a crianças, suas necessidades e curiosidades como a base central do planejamento e da adaptação curricular, quando assim se fizer necessário.
A postagem que inspira à esta escrita reflexiva tem o título Ser Professor Reflexivo e está disponível no link: <https://ananecchiportfoliopead.blogspot.com/2017/04/>. Acessada em 10/05/2019.
Ao longo da postagem supra citada fomos dialogando sobre o conceito de professor reflexivo que bem nos contemplou a pesquisadora Alarcão (1996), quando nos remete a pensar que é [...] "importante que o professor reflita sobre a sua experiência profissional, a sua ação educativa, os seus mecanismos de ação, a sua práxis, ou, por outras palavras, reflita sobre os fundamentos que o levam a agir, e a agir de uma determinada forma" (ALARCÃO, 1996, p. 26-27).
Corroborando com a relevância de que a prática pedagógica seja pontuada, pensada, a partir de estratégias e propondo que a criança e suas escolhas sirvam como base norteadora para o planejamento pedagógico, compreende-se que o processo de ensinar e de aprender, conforme os autores LARROSA e RECHIA (2018, P.73), que este é:
[...] o lugar do professor como
mediador que conecta o aluno ao mundo. Esse encontro permite ao aluno deixar
seu imediato mundo da vida e entrar no mundo do tempo livre. Nesse sentido, um
método de ensino deve, constantemente, ser conectado ao mundo da vida dos
jovens, porém, exatamente, para removê-los de seu mundo de experiência.
Desse modo, desafio aceito e propõe-se, algumas opções de resposta aos questionamentos finais da referida postagem, que nos instiga a pensar:
Afinal, o que é ser reflexivo? Que relações você consegue estabelecer entre o ser reflexivo e a construção do blog portfólio?
Portanto, acredita-se que ser reflexivo pressupõe analisar os resultados e também o processo que envolve o fazer pedagógico e as escolhas metodológicas que impactam o processo de aprender e de ensinar. Tecendo relações na relação entre a reflexão teórica e prática, pressupondo que os registros (assim como esta proposta de Blog como Portfólio de Aprendizagem) são essenciais ao levantamento e à análise documental, numa ideologia que promove a reflexividade relevantes à relação entre o ensinar e o aprender.
No Eixo V, em 2017_1, quando a postagem referida nesta escrita foi publicada, o PEAD ofertava o estudo das interdisciplinas: Organização do Ensino Fundamental, Organização e Gestão da Educação, Projeto Pedagógico em Ação, Psicologia da Vida Adulta e Seminário Integrador V (Neste semestre fui aluna de quarta, na turma da professora Rosane Aragón).
Referências
ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto/Portugual: Editora Porto, 1996.
No Eixo V, em 2017_1, quando a postagem referida nesta escrita foi publicada, o PEAD ofertava o estudo das interdisciplinas: Organização do Ensino Fundamental, Organização e Gestão da Educação, Projeto Pedagógico em Ação, Psicologia da Vida Adulta e Seminário Integrador V (Neste semestre fui aluna de quarta, na turma da professora Rosane Aragón).
Referências
ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto/Portugual: Editora Porto, 1996.
LARROSA, Jorge; e RECHIA, Karen C. Passagens entre a escola e o cinema. In SANTOS, M. A. dos; LAZZARETI, A. e COSTA,
J. V. (orgs.). Escritos de alfabetização audiovisual: luz na docência. Porto
Alegre: Cinemateca Capitólio, 2018, p. 63 – 79 – ISBN 978-85-54070-00-7.
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