quarta-feira, 15 de maio de 2019

Estudando... Pesquisando... Re) significando e Conhecendo alguns Pesquisadores...

Retornando ao Blog encontrei uma postagem que relatava sobre meu desejo de pesquisar e conhecer um pouco mais sobre as pesquisas desenvolvidas por alguns autores e, neste semestre, optei por realizar esta ação, ainda que de forma breve.

Em 2017_1, foi publicada a postagem a que me refiro está intitulada como Fundamentação Teórica _ Uma Perspectiva ampliada no PEAD, disponível no link: <https://ananecchiportfoliopead.blogspot.com/2017/06/>. Acessado em 12/05/2019.

No Eixo V, em 2017_1, quando a postagem referida nesta escrita foi publicada, o PEAD ofertava o estudo das interdisciplinas:  Organização do Ensino Fundamental, Organização e Gestão da Educação, Projeto Pedagógico em Ação, Psicologia da Vida Adulta e Seminário Integrador V (Neste semestre fui aluna de quarta, na turma da professora Rosane Aragón).

A referida pesquisa será realizada no Google Acadêmico através do nome de cada autor. Os autores referidos, na postagem, foram:

Gabriel Junqueira de Almeida
Ao pesquisar por este autor, fiquei intrigada comigo mesmo: porque coloquei este nome aqui? 
Enfim, nas pesquisas que realizei, academicamente (Google acadêmico e no CNPq Lattes) não encontrei nada sobre o autor. Nem mesmo no meu facebook. Enfim, não sei onde vi este nome e o que pesquisar sobre ele. Por desencargo de consciência procurei este nome no Lume da UFRGs, mas também não obtive respostas.

Márcia Carmem Gonçalves
Estou impressionada, de onde eu tirei estes nomes? Ainda bem que vim pesquisar, pois também não encontrei em nenhum dos sites (Google acadêmico, CNPq - Lattes, Lume - UFRGS e nem na própria pesquisa rápida do Google), alguma reportagem ou assunto que ligasse minha escolha deste nome como autora a pesquisar.

René Barbier
Neste caso, encontrei que:
- o referido autor é pesquisador, professor em Ciências da Educação na Universidade de Paris VIII;
- um dos seus estudos significativos e que contribuem com a educação é sobre a formação do imaginário social, disponível, em tradução para o português, no link:<http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1940/1909>. Acessado em 12/05/2019.

Tonia Casarin
Autora de duas publicações infantis: Tenho Monstros na Barriga e Tenho Mais Monstros na Barriga. Realiza estudos sobre inteligência emocional, sua proposta é atuar com as famílias e grupos de educadores questões relevantes sobre a formação de competências socioemocionais. Mais informações sobre sua pesquisa e prática profissional, podem ser encontradas no link: <https://www.toniacasarin.com.br/tonia-casarin/>. Acessado em 12/05/2019.


Augusto Cury
Estuda a Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos. Idealizou o programa da Escola de Inteligência. Suas publicações e os demais projetos aos quais está vinculado, estão disponíveis no link: <http://www.augustocury.com.br/>. Acessado em 12/05/2019.

Henri Wallon
O pesquisador coloca a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Mais informações sobre esta pesquisa, podemos encontrar através do link da Revista Nova Escola:<https://novaescola.org.br/conteudo/264/0-conceito-de-afetividade-de-henri-wallon>. Acessada em 12/05/2019. 
Suas pesquisas estão relacionadas à Psicologia do Desenvolvimento, principalmente à infância e, demonstrando uma postura interacionista. Informações disponíveis no link: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Paul_Hyacinthe_Wallon>. Acessado em 12/05/2019.


Edgar Morin
Sua abordagem, como pesquisador, ficou conhecida como "paradigma da complexidade", distinguindo entre perspectivas restritas, limitadas e amplas ou generalizadas da complexidade (Morin, 2005). Sua biografia e principais ideias estão disponíveis em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Morin>. Acessado em 12/05/2019.


Celestin Freinet
Considerando suas pesquisas, pode-se dizer que Freinet se identificava com a corrente da Escola Nova e protagonizou as Escolas Democráticas. Segundo a Revista Nova Escola (2008), o educador desenvolveu propostas de aulas-passeio, jornal de classe e desenvolveu, também, um projeto de escola popular, moderna e democrática. Detalhes sobre a obra de Freinet podemos encontrar no link da Revista Nova Escola, disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1754/celestin-freinet-o-mestre-do-trabalho-e-do-bom-senso>. E outras mais completas, como sua biografia, pode-se procurar no link: <https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lestin_Freinet>. Acessado em 12/05/2019.

Portanto, foi bem importante dar esta parada, ainda que as pesquisas tenham sido breves é considerável que sempre que tivermos uma dúvida sobre um determinado autor e pesquisador, deve-se analisar sua obra, estudá-las e identificar nela conceitos que nos são úteis e, inclusive, identificar os mesmos na nossa prática pedagógica. Reflito sobre esta questão hoje, pois que já postei a versão final do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, que dialoga sobre como as Práticas Pedagógicas da Educação Audiovisual com o uso de TICs podem contribuir com a aprendizagem na Educação Infantil. Deste modo, as pesquisas de Morin, Freinet e Barbier poderiam ter sido contempladas nos meus estudos, se eu os tivesse pesquisado, anteriormente, e procurado destacar as partes de suas obras e os seus conceitos que estão contemplados, também, nos meus estudos e práticas pedagógicas.

Referências
*Neste caso, optei por citá-las ao longo do texto, por se tratar de uma postagem menos formal, considerando, desta forma, que, num outro momento, uma nova pesquisa será agilizada.

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