quarta-feira, 29 de maio de 2019

Equidade na Educação: um diálogo posto em práticapossível de ser retomado e vivenciado por todos nós

Não há como falar em passado sem viver o presente...
Desta maneira penso que a postagem que revisitei hoje me deu imensa vontade de contar um pouco sobre o que estou fazendo agora, nas minhas andanças pela educação infantil do município de São Leopoldo/RS.

Uma breve pausa para situar a leitura, que está sendo inspirada na postagem intitulada Refletindo sobre EQUIDADE. Disponível no link: <https://ananecchiportfoliopead.blogspot.com/2017/08/refletindo-sobre-equidade.html>. Acessado em: 23/05/2019.

Em 2017_2 estudamos o Eixo VI - PRÁTICA PEDAGÓGICA, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM VI DOCÊNCIA E PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS, em que foram cursadas as seguintes interdisciplinas:
        - Horas Complementares ou Eletiva Extra: Educação a Distância e Ambientes de Aprendizagem;
        - Horas Complementares ou Eletiva Extra: Mídia, Tecnologias Digitais e Educação;
        - Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II;
        - Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais;
        - Filosofia da Educação;
        - Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História;
        - Seminário Integrador VI.

Pensar em E Q U I D A D E me faz contextualizar o presente. Tendo em vista que atuo na educação infantil, como professora concursada em regime de 30 horas, para a tão necessária complementação de renda eu procuro por Extensão de Carga Horária no início de cada ano letivo. Portanto em 2019_1, consegui uma ECH temporária, para cobrir uma licença gestante.

Por conta desta ECH recebi muitos presentes pedagógicos: voltei bem feliz à trabalhar na primeira escola que lotei meu cargo em São Leopoldo/RS (da qual só sai por motivos de reorganização da SMED), a turma para a qual fui designada foi um Infantil 5 A (faixa etária que muito me identifico e gosto de trabalhar), as crianças são muito participativas e curiosas, os familiares são atuantes e me ajudaram em casa etapa do projeto que desenvolvemos, e tem também o "J" (nosso autista em sua primeira experiência social e escolar) e sua família (exemplos de dedicação e afetividade). Bem por conta de que recebi muitos outros presentes neste espaço chamado escola, vou parar de escrever esta finita, mas longa lista para não fugir no foco que me trouxe até aqui: contar para os leitores do Blog o que estou fazendo e por que eu estou falando novamente em E Q U I D A D E...

Nos primeiros dias de aula, N Ó S (eu, as crianças, a estagiária Júlia e as famílias) fomos nos conhecendo, criando vínculos, estabelecendo limites e combinações de convivência. Eu, como sempre, anotando, gravando áudios, escutando, tentando encontrar um caminho pedagógico a percorrer pelo tempo que tínhamos juntos.
Algumas anotações, aproveitando o aprendizado da disciplina cursada em 2018_2 - Laboratório de Criatividade, procurei organizar como registro via Nuvem de Palavras.



E foi na chegada do "J" que tudo se fortaleceu a ideia de trabalhar com as Práticas Pedagógicas da Educação Audiovisual também com esta turma, ainda que por tempo determinado e curto.

Então foi assim que criamos história em autoria colaborativa, estudamos sobre o tema SUSTENTABILIDADE motivados pela perspectiva de criarmos uma PVE - Produção de Vídeo Estudantil e inscrevê-la no V Festival de Vídeo Estudantil São Leo em Cine e passamos a brincar, encenar, criamos figurinos (produzidos por uma das mães), recebemos pais músicos para nos ajudar com a adaptação do "J" com barulhos altos, fomos com a participação da mãe do "J", outros pais e mães (como operadores de "Smartphones") para nos filmar no Parque Getúlio Vargas situada na cidade de Canoas/RS e, com ajuda de todos e total apoio e presença da Equipe Diretiva da Escola (pois sem isto seria impossível, em tão curto espaço de tempo, realizar estas ações) realizamos muitas práticas que nos levaram ao Projeto ABC Diário da SUSTENTABILIDADE.

Convido os leitores do Blog para conhecer nossa primeira etapa da PVE que envolve este projeto, a qual está inscrita no II Festival Minuto Mudo de São Leopoldo/RS que toda a comunidade por ver em Sessão Musicada pela Banda Municipal, a ser realizada na 2ª quinzena de agosto (Data ainda não divulgada). Para acompanhar este Festival, as informações pode ser encontradas no link: <https://nucleo-de-educacao-audiovisual.jimdosite.com/minuto-mudo/>. Acessado em 23/05/2019.

Repleta de expectativas para apresentar as PVEs resultantes deste projeto, volto ao passado e ao que me trouxe a esta reescrita sobre E Q U I D A D E. Uma vez que considero que a escola precisa se
adequar para ofertar um atendimento especializado de qualidade aos sujeitos com necessidades especiais e não o contrário, penso que minhas vivências na EMEF Paulo Couto, neste semestre, remetem muito a este desejo de adaptar-se e promover um espaço educativo, de fato, para todos. Assim que me senti ao receber o "J" e todas suas especificidades e necessidades educacionais especiais: feliz, determinada em adaptar as minhas práticas pedagógicas no planejamento diário (ou mesmo na hora "J" que nos exigiu ter bom senso e responsabilidade), e, acima de tudo, tenho a sensação de dever cumprido... Pois sei que neste tempo que ele veio para a escola, N Ó S (eu, as crianças, a Júlia, os familiares) aprendemos muito e aprendemos também a adaptarmos às mudanças e situações adversas, superando cada limitação, dificuldade e aproveitando ao máximo o tempo na escola para aprender com alegria e equidade (por assim reviver as reflexões de 2017_2 que me foram tão úteis e reflexivas hoje).

E M    B R E V E ... poderei disponibilizar o link do  PVE - ABC Diário da SUSTENTABILIDADE na versão Minuto Mudo.

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