Em 2018_2 estudamos o Eixo VIII - PRÁTICA PEDAGÓGICA, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM VIII - TEORIAS EM AÇÃO, em que foram cursadas as seguintes interdisciplinas: Eletiva: Laboratório de Criatividade; Horas Complementares ou Eletiva Extra: Cultura Digital e Mídias Móveis na Educação; Estágio Supervisionado Docência de zero a cinco anos; Seminário Integrador VIII - Docência de zero a cinco anos; Em monitoria na disciplina Educação a Distância e Ambientes de Aprendizagem, ministrada pela Profa. Dra. Cíntia Inês Boll.
Assim como a análise proposta nos estudos teóricos e registros no Blog neste semestre (2019_1) no Eixo IX, também em 2018_2 (no Eixo VIII) foram realizadas dez Meta Reflexão nas primeiras postagens, como proposta da coordenação do curso, revisitar os primeiros quatro Eixos do curso nos mobilizou a repensar a escrita acadêmica e a organizar novas pesquisas para complementar as ideias iniciais.
Deste modo, para este semestre (2019_1), no Eixo IX, também fizemos este exercício de análise da escrita acadêmica. E destacamos algumas postagens que também contribuem com as pesquisas realizadas no TCC - Trabalho de Conclusão de Curso que investiga como as Práticas Pedagógicas da Educação Audiovisual com o uso de TICs podem contribuir para a aprendizagem na Educação Infantil?
Foram selecionadas, referentes à Meta Reflexões realizadas em 2018_2 as seguintes postagens:
- Mídia e Infâncias - ações e (re) ações, disponível no link: <https://ananecchiportfoliopead.blogspot.com/2019/01/meta-reflexao-110-midia-e-infancias.html>. Acessado em 29/06/2019.
- Ferramentas Tecnológicas e Sociais na Interação com a Aprendizagem, disponível no link: <https://ananecchiportfoliopead.blogspot.com/2019/01/meta-reflexao-1010-ferramentas.html>. Acessado em 29/06/2019.
Na postagem intitulada Mídia e Infâncias - ações e (re) ações, consideramos relevante refletir que estamos vivendo numa infância de consumo, onde a sociedade oportuniza aos jovens inúmeras possibilidades de compras e as novidades surgem diariamente: em tempos de reciclagem, cuidados com a escassez da água no planeta, entre outros fatores meteorológicos e de estrutura na organização social e cultural dos países. Portanto, é prudente questionarmos:
Na postagem intitulada Ferramentas Tecnológicas e Sociais na Interação com a Aprendizagem, destacamos a reflexão de que pensar sobre a mídia e a sociedade de consumo em que estamos inseridos, onde até os bebês passam por este processo de imersão midiático. Deste modo, destaca-se que é imprescindível dizer, para finalizar esta ideia, que,
Tendo em vista as duas postagens e a investigação proposta pelo TCC, neste semestre é possível considerar que ao nos deparamos com a real, surge a expectativa de que o mundo virtual esteja cada dia mais presente no cotidiano de crianças, frente aos Smartphones, Tablets, Noteboooks e TV Smart, entre outros recursos midiáticos.
Referências
MOMO, Mariângela. Mídia e Consumo na Produção da Infância pós-moderna. REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, p. 67-87, jun. 2010.
Assim como a análise proposta nos estudos teóricos e registros no Blog neste semestre (2019_1) no Eixo IX, também em 2018_2 (no Eixo VIII) foram realizadas dez Meta Reflexão nas primeiras postagens, como proposta da coordenação do curso, revisitar os primeiros quatro Eixos do curso nos mobilizou a repensar a escrita acadêmica e a organizar novas pesquisas para complementar as ideias iniciais.
Deste modo, para este semestre (2019_1), no Eixo IX, também fizemos este exercício de análise da escrita acadêmica. E destacamos algumas postagens que também contribuem com as pesquisas realizadas no TCC - Trabalho de Conclusão de Curso que investiga como as Práticas Pedagógicas da Educação Audiovisual com o uso de TICs podem contribuir para a aprendizagem na Educação Infantil?
Foram selecionadas, referentes à Meta Reflexões realizadas em 2018_2 as seguintes postagens:
- Mídia e Infâncias - ações e (re) ações, disponível no link: <https://ananecchiportfoliopead.blogspot.com/2019/01/meta-reflexao-110-midia-e-infancias.html>. Acessado em 29/06/2019.
- Ferramentas Tecnológicas e Sociais na Interação com a Aprendizagem, disponível no link: <https://ananecchiportfoliopead.blogspot.com/2019/01/meta-reflexao-1010-ferramentas.html>. Acessado em 29/06/2019.
Na postagem intitulada Mídia e Infâncias - ações e (re) ações, consideramos relevante refletir que estamos vivendo numa infância de consumo, onde a sociedade oportuniza aos jovens inúmeras possibilidades de compras e as novidades surgem diariamente: em tempos de reciclagem, cuidados com a escassez da água no planeta, entre outros fatores meteorológicos e de estrutura na organização social e cultural dos países. Portanto, é prudente questionarmos:
O que estamos ensinando para esta infância?
Na postagem intitulada Ferramentas Tecnológicas e Sociais na Interação com a Aprendizagem, destacamos a reflexão de que pensar sobre a mídia e a sociedade de consumo em que estamos inseridos, onde até os bebês passam por este processo de imersão midiático. Deste modo, destaca-se que é imprescindível dizer, para finalizar esta ideia, que,
enquanto educadores, desempenhamos um papel fundamental na sociedade, como um marco transformador é o que nos motiva a exercer nossa cidadania e educar nossas crianças para serem cidadãos conscientes.
Tendo em vista as duas postagens e a investigação proposta pelo TCC, neste semestre é possível considerar que ao nos deparamos com a real, surge a expectativa de que o mundo virtual esteja cada dia mais presente no cotidiano de crianças, frente aos Smartphones, Tablets, Noteboooks e TV Smart, entre outros recursos midiáticos.
Em tempos de cultura digital e mídias móveis,
toda criança tem o direito de ser usuária ativa, consciente e, de maneira saudável,
se tornar protagonista e autora de materiais digitais.
Todo adulto responsável tem o dever de mediar e
orientar os processos necessários
na interação da criança com a tecnologia
(RIBEIRO, 2018).
Referências
MOMO, Mariângela. Mídia e Consumo na Produção da Infância pós-moderna. REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, p. 67-87, jun. 2010.
RIBEIRO, A. P. N. (Org.). Exposição dos Fotógrafos Aprendizes. 1ª
ed. Porto Alegre: Cirkula, 2018. ISBN – 978-85-71500-05-1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário