quarta-feira, 19 de junho de 2019

Um Hábito Impactante ou Contemporâneo - Como se define a Relação entre Tecnologia Móvel e Criança?


Três postagens foram escolhidas como referência para esta reanalise, fazendo parte dos estudos das interdisciplinas do Eixo VII, em 2018_1, PRÁTICA PEDAGÓGICA, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM VII - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, em que foram cursadas as seguintes interdisciplinas: Didática, Planejamento e Avaliação; Educação de Jovens e Adultos no Brasil; Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação; Linguagem e Educação; Seminário Integrador VII; em monitoria na disciplina Educação a Distância e Ambientes de Aprendizagem, ministrada pela Profa. Dra. Cíntia Inês Boll.

São intituladas como Ações e Escolhas de Adultos X o Impacto nas Relações de Crianças com as Tecnologias Móveis. A Parte I está disponível através do link: <https://ananecchiportfoliopead.blogspot.com/2018/06/acoes-e-escolhas-de-adultos-e-o-impacto.html>. E a Parte II pode ser encontrada no endereço: <https://ananecchiportfoliopead.blogspot.com/2018/04/acoes-e-escolhas-de-adultos-e-o-impacto.html>. Ambas acessadas em 17/06/2019.
E a terceira postagem nos remete ao uso de Tecnologias para a educação, intitulada: Educação Infantil na Era Digital: Olhar Atento e Escuta Sensível. Disponível no link: <https://ananecchiportfoliopead.blogspot.com/2018/03/educacao-infantil-na-era-digital-olhar.html>. Acessado em 17/06/2019.

Pensar a relação entre tecnologias móveis e criança, nos solicita investigarmos, em pesquisas acadêmicas, qual o impacto destes novos hábitos infantis?
Seria prudente analisar que, em tempos digitais e midiáticos, a contemporaneidade imprime novos conceitos e fundamenta mudanças de comportamento e ações no contexto social e cultural também de crianças pequenas e bebês.

Alguns pontos revisitados são bem significativos para serem destacados, bem como permeiam os estudos realizados no Eixo IX do curso, neste semestre de 2019_1, em que realizei a escrita reflexiva e teórica do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso,  dentre as quais citamos:

- o acesso às tecnologias móveis está na mão das crianças;

- o papel de pais e educadores é mediar esta relação entre criança e aparelhos eletrônicos;

mediar as relações entre a tecnologia móvel e a criança, para que todos possamos fazer um bom uso destes recursos e que não nos deixemos apenas levar por modismo, sem pensar nas consequências de nossas escolhas;

refletir sobre nossas escolhas e nossas atitudes, debater sobre suas consequências em nossa vida e na comunidade onde estamos inseridos representa um caminho para evitar ou mesmo diminuir o índice de problemas futuros que emergem de situações onde bom senso e a mediação não estavam presentes;

entende-se que assim como uma criança precisa de orientação nas primeiras vezes que for atravessar uma rua movimentada, em que necessitará ser incentivada a prestar atenção no trânsito e a fazer escolhas que previnam um acidente, também é necessária esta intervenção por parte dos adultos responsáveis no uso adequado das tecnologias móveis;

é fundamental o debate, o diálogo informativo e reflexivo desde a tenra idade e principalmente o estabelecimento de limites, sejam de tempo e/ou de endereços eletrônicos a serem visitados ou não pela criança;

encontrar assertividades e possibilidades viáveis na interação mediada entre as relações de crianças com as tecnologias móveis e midiáticas.

Ao pensar o Plano Anual de Trabalho para 2018 desenvolvido na turma Infantil 5, considerou-se como objetivo principal proporcionar a inclusão digital às crianças da educação infantil, com a perspectiva de:
- promover a criatividade;
- instigar a curiosidade;
- explorar e desenvolver a coordenação motora fina;
- garantir o direito a inclusão digital;
- interagir e conhecer diferentes linguagens;
- estimular o raciocínio lógico;
- auxiliar na percepção de cores e diferentes formas/texturas;
- proporcionar momentos de interações criativas em que crianças e adultos aprendem e colaborem com a aprendizagem uns dos outros;
- ampliar o repertório sonoro e audiovisual das crianças e seus familiares;
- produzir materiais de autoria colaborativa;
- valorizar as produções artesanais e da comunidade local no fazer pedagógico diário;
- articular o fazer pedagógico através de ações coletivas em respeito à diversidade cultural e étnica.


Deste modo, é sempre impactante e necessário reafirmar que educar é procurar chegar a criança por diferentes caminhos possíveis: pela experiência, pela imagem, pela criatividade, pela música, pela representação, pela tecnologia, pela mídia, pelo áudio, pelo vídeo, pela palavra e principalmente pelo olhar atento e pela escuta sensível.

Portanto, volto a questionar se, na relação entre tecnologias móveis e crianças, podemos considerar um hábito impactante ou contemporâneo. Fica expressa a necessidade emergente de pesquisar  mais, de seguir em busca de mais dados que comprovem a nossa suspeita de que para além do impacto inicial que possa nos causar esta imersão das crianças na era digital, há uma presença do mundo contemporâneo, fortalecida na perspectiva de que novos olhares e possibilidades se objetivam nas relações mutáveis em tempo recorde e presente nas relações entre tecnologias móveis e crianças.

Referências
AURÉLIO, Denise Antunes. Inclusão Digital na Educação Infantil. CINTED/UFRGS. Alegrete: 2010. Acesso ao link em 08/03/2018: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/141551
BORGES, Camila Bettim; CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Retratos de uma Infância Contemporânea: os bebês nos artefatos visuais. v. 17 n.34. Canoas: Textura, mai./ago 2015,  p.99-111.
MATTOS, Cristiana. Educação Infantil na Era Digital. Colégio Bandeirantes. São Paulo: 2013. Acesso ao link em 08/03/2018: https://youtu.be/6b-7_vspdrs


Vídeos
LOPES, Daniel e BITENCOURT, Claudio. "Menina Bonita do Laço de Fita". Ogel Sepol Produções. Disponível no link: <https://www.youtube.com/watch?v=UhR8SXhQv6s>. Acessado em: 17/06/2019.

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