domingo, 20 de dezembro de 2015

Profissionais da educação nos dias atuais

Postado em 20dez15 – Corrigido em 21março2016
Profissionais da educação nos dias atuais
            Nesta semana estivemos envolvidos na leitura do texto "Maquinaria Escolar" que foi sugerido pela interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica.
          Relacionar os fatos históricos com o período que vivemos hoje na educação aconteceu de forma natural, p. Percebe-se, nesta reflexão, que muitos foram os avanços que tivemos ao longo dos anos na educação, porém algumas atitudes profissionais e de estrutura física das instituições de ensino, principalmente as públicas, permitem serem chamas de “arcaicas”, como se estas ainda estivessem estagnadas no tempo e que não tivessem percebido as mudanças sociais tão visíveis e emergentes na demanda de sala de aula.
          Em nosso encontro presencial uma das colegas desabafou: “hoje, muito mais se resolve conflito do que se ensina em sala de aula”. Hoje somos mais mediadores de conflitos do que professores, para dar aula nos dias atuais é preciso conhecer muito mais a psicologia humana do que mesmo os conhecimentos físicos e materiais.  Surge o dilema que o educador mais se questiona: como ensinar nos dias atuais de maneira prazerosa e significativa? Os alunos que se interessam buscam nas páginas da internet e nas redes sociais estudar diferentes disciplinas, como história, matemática, linguagem. A escola mudou, as novas gerações mudaram e a forma de ensinar também está nos exigindo mudanças rápidas e constantes, é emergente modernizar a educação não só por modismo, mas essencialmente para acompanharmos as evoluções sociais que estão nos solicitando novas atitudes e maneiras de ser professor. 
            Mais uma vez, ao recordar a leitura do texto “A maquinaria Escolar” paro para pensar em: como podemos nortear nossas ações e redescobrir  novas potencialidades profissionais para aliarmos os avanços tecnológicos à educação em sala de aula? 

          Assim, entendo que existe uma interação que permite o sucesso do processo de ensino aprendizagem nos dias atuais, e esta interação se faz sem massificar os estudantes e eliminando o estereótipo de um professor autoritário, pragmático e severo, qualificando estes profissionais que atuam na educação para utilizar as ferramentas tecnológicas para agilizar as demandas de estudos de conteúdos e para propor ações positivas em conjunto com alunos e familiares que resgatem a coletividade e a demanda cultural de nossos espaços educativos.

Um comentário:

  1. Olá Ana!
    Realmente, na contemporaneidade nossa profissão vai muito além de ensinar e aprender, temos que tratar com muitos outros problemas e temas o que exige uma atualização e estudos contínuos não apenas da área.

    Abr@ço!

    ResponderExcluir