Postado em 20dez15
– Corrigido em 21março2016
Profissionais
da educação nos dias atuais
Nesta semana
estivemos envolvidos na leitura do texto "Maquinaria Escolar" que foi sugerido pela
interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica.
Relacionar os fatos históricos com o
período que vivemos hoje na educação aconteceu de forma natural, p. Percebe-se, nesta
reflexão, que muitos foram os avanços que tivemos ao longo dos anos na
educação, porém algumas atitudes profissionais e de estrutura física das
instituições de ensino, principalmente as públicas, permitem serem chamas de
“arcaicas”, como se estas ainda estivessem estagnadas no tempo e que não
tivessem percebido as mudanças sociais tão visíveis e emergentes na demanda de
sala de aula.
Em nosso encontro presencial uma das
colegas desabafou: “hoje, muito mais se resolve conflito do que se ensina em
sala de aula”. Hoje somos mais mediadores de conflitos do que professores, para
dar aula nos dias atuais é preciso conhecer muito mais a psicologia humana do
que mesmo os conhecimentos físicos e materiais. Surge o dilema que o
educador mais se questiona: como ensinar nos dias atuais de maneira prazerosa e
significativa? Os alunos que se interessam buscam nas páginas da internet
e nas redes sociais estudar diferentes disciplinas, como história, matemática,
linguagem. A escola mudou, as novas gerações mudaram e a forma de ensinar
também está nos exigindo mudanças rápidas e constantes, é emergente modernizar
a educação não só por modismo, mas essencialmente para acompanharmos as
evoluções sociais que estão nos solicitando novas atitudes e maneiras de ser
professor.
Mais uma vez, ao recordar a leitura do texto “A maquinaria Escolar”
paro para pensar em: como podemos nortear nossas ações e redescobrir
novas potencialidades profissionais para aliarmos os avanços tecnológicos
à educação em sala de aula?
Assim, entendo que existe uma interação que permite o sucesso do processo de
ensino aprendizagem nos dias atuais, e esta interação se faz sem massificar os
estudantes e eliminando o estereótipo de um professor autoritário, pragmático e
severo, qualificando estes profissionais que atuam na educação para utilizar as
ferramentas tecnológicas para agilizar as demandas de estudos de conteúdos e
para propor ações positivas em conjunto com alunos e familiares que resgatem a
coletividade e a demanda cultural de nossos espaços educativos.
Olá Ana!
ResponderExcluirRealmente, na contemporaneidade nossa profissão vai muito além de ensinar e aprender, temos que tratar com muitos outros problemas e temas o que exige uma atualização e estudos contínuos não apenas da área.
Abr@ço!