quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Exemplificando a Relação entre Teoria e Prática


Postado em 30dez15 – Corrigido em 28março2016
Exemplificando a Relação entre Teoria e Prática
Na interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sobre o Enfoque da Psicologia I, nós fomos incentivados a fazer uma revisão dos conceitos estudados e relacionar com o trailer de um dos quatro filmes sugeridos, escolhi o trecho do filme "A voz do coração".
Depois de contida a emoção de ver e rever a cena, posso é possível refletir sobre ela e os conceitos estudados na interdisciplina supra citada.
Inicialmente pensei que estava identificando uma cena de repressão, onde um dos alunos, por um motivo não aparente, estava sendo excluído dos demais.
No momento em que o professor focou no aluno dito como especial por ele mesmo, s eis que surge a curiosidade do que vem pela frente.
Nestas horas é que consigo identificar a teoria da psicanálise que se refere ao diálogo em nossa mente proposto entre ID, EGO e SUPEREGO.
Enquanto meu lado ID curtia o trailer sem julgamentos, apenas se emocionando com a beleza da execução musical, meu lado superego estava em pleno julgamento moral, e o ego, esse coitado, estava entre os dois pensando em quantas vezes teria que assistir ao trailer novamente para conseguir escrever no fórum da interdisciplina.
Outro conceito estudado que identifiquei no filme refere-se à relação existente entre professor – aluno, quando nos minutos finais, ouvimos escutamos a reflexão do mestre sobre o que dizia o olhar do menino, a expressar "orgulho, a alegria de ter sido perdoado e, algo novo para ele, um certo reconhecimento".
Esta relação pode, segundo o que aprendemos sobre mecanismos de defesa, ser identificada pela sublimação e a identificação. , pois
Ambas são sugeridas no comportamento do aluno ao ser reconhecido e na postura do mestre ao escutar, valorizar e compreender as dificuldades do aluno. 
Em Fundamentos da Alfabetização, construímos o jogo sobre fonema, utilizando a Música Sopa, do Grupo Musical Palavra Cantada, utilizada para fazer o jogo memória sonora, onde o objetivo principal é incentivar os alunos a (re)conhecerem, através do jogo simbólico, a sonoridade do fonema "p". Outro fundamento significativo no jogo elaborado é a iniciativa de cada um ao se reunir e uns ajudarem os outros, trabalhando cooperação e coletividade.
Na interdisciplina Infância(s) 0 a 10 anos, nesta semana, estudamos sobre ampliação ensino fundamental, a fim de compreender e conhecer os contextos históricos e geográficos em que estão situadas, de acordo com seu tempo e suas vivências sociais.
Ao refletir sobre a frase "trazer crianças de 6 anos para o ensino fundamental também coloca a educação infantil sob a luz dos refletores", pode-se afirmar que uma das característica bem marcantes neste processo está sendo a readaptação das turmas de infantil 3, na Escola de Educação Infantil, que atendem, ambas, faixa etária 5 anos, para que possam seguir as normativas que regulam a prática pedagógica e a organização funcional da criança para que possa exercer plenamente seu direito à educação.

Enfim, pode-se perceber que aos poucos estamos nos encaminhando para a ampliação das possibilidades de estar atuando como protagonistas da nossa história, na educação, oportunizando novos enfoques e dialogando sobre nosso dia a dia, de maneira a qualificar nossa prática pedagógica.

2 comentários:

  1. Olá Ana!
    Essa é a ideia central: qualificar a prática pedagógica e que vocês enquanto alunas evidenciem relações entre as interdisciplinas.
    Abr@ço!

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  2. Oi, Ana Necchi
    Em teu texto procuraste contemplar todas as interdisciplinas do semestre. Concordo contigo, após ter lido sobre o inconsciente e seus mecanismos de defesa terminamos por analisar os fatos, mesmo que em filmes, com um olhar mais direcionado, identificando elementos estudados na psicologia. Considerei muito interessante a idéia de elaborar um jogo com a música Sopa, trabalhar a consciência fonética tendo por base uma música, torna as atividades mais prazerosas e como disseste reforça os laços de companheirismo na turma. Em relação a interdisciplina de infância, penso, que poderia ter feito tuas colocações em outra postagem, podendo desta forma, aprofundar um pouco mais as reflexões sobre o ingresso das crianças de seis anos no ensino fundamental.

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