Postado em 29dez15 –
Corrigido em 28março2016
Ferramentas Tecnológicas e
Sociais na Interação com o Ensino Aprendizagem
Dando continuidade à
organização e às vivências elaboradas para nossa Mostra Pedagógica sobre
Consciência Negra na escola, realizamos uma sessão de cinema com o filme
"Menina Bonita do Laço de Fita - qual é o teu segredo para ser assim tão
pretinha?”, este em apresentação organizada pelo
Ministério da Cultura e postada no link por Oger Sepol.
As turmas que se
envolveram na sessão de cinema foram o Berçário II e o Infantil I, este filme foi escolhido para ser
passado na escola devido à questão da
miscigenação que é muito presente em nossa comunidade escolar. Muitas situações
já aconteceram de crianças questionarem, entre si, porque teu pai é preto e tu
és branca, ou vice versa. E as respostas são as mais diferentes possíveis:
porque minha mãe é branca, porque ele não gosta de tomar leite, porque eu sou
pequena ainda, entre outras.
O que se percebe é
que criança tem resposta para tudo, mesmo quando eles não entendem muito bem o que está acontecendo ou do que se trata
determinado assunto: eles têm uma teoria para tudo.
E é partindo desta
premissa e desta atividade que, ao realizar as atividades desta semana no curso
PEAD, consegui relacionar com a aula que eu tinha desenvolvido e com algumas
reflexões sobre cultura afrodescendente e diferenças étnico-raciais.
Complementando as
aprendizagens desta semana, no curso Redes de Aprendizagem do Núcleo de
Tecnologia Municipal - São Leopoldo, aprendi a utilizar um novo recurso
pedagógico, que se chama Calaméo (é
um site que produz livros digitais), este recurso foi utilizado em três
momentos distintos: no próprio curso para relato de experiências, na reunião de
pais para apresentação dos avanços e aprendizagens do semestre de cada turma e
na escrita do meu Retrato da Escola na interdisciplina Seminário Integrador
-Eixo I.
Na interdisciplina
Desenvolvimento e Aprendizagem sobre o Enfoque da Psicologia sugeriu-se
realizarmos uma observação de uma criança, relatando uma das fases do
desenvolvimento psicossexual estudadas: oral (0 a 1 ano), anal (2 a 4
anos), fálica (4 a 6 anos), de latência (6 a 11 anos) e genital (a
partir dos 11 anos).
Como trabalho com
educação infantil vejo nitidamente as características das primeiras fases, dos
0 aos 5 anos e 11 meses.
Entendemos
o conceito de infância soft como sendo aquela que é representada pelos nossos
bebês saudáveis, espertos, sapecas e fofinhos. Pensando na sociedade de consumo
em que estamos inseridos a nossa infância soft pode ser vista essencialmente em
comerciais de roupas, fraldas, leites e fórmulas que substituem ou complementam
o aleitamento materno, bem como, campanhas publicitárias para vacinações e
amamentação.
E, desta
maneira, a interdisciplina Infâncias 0 a 10 anos, promove uma nova reflexão
sobre a mídia e a sociedade que consumo em que estamos inseridos, onde até os
bebês passam por este processo de imersão midiático.
É imprescindível dizer, para finalizar esta ideia, que
desempenhamos enquanto educadores um papel fundamental na sociedade, um marco
transformador é o que nos motiva a exercer nossa cidadania e educar nossas
crianças para serem cidadãos conscientes.
Olá Ana!
ResponderExcluirA observação do comportamento também se faz muito bem para tentarmos elencar alguns pontos que aprendemos nas fases da psico.
Abr@ço!