terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Ferramentas Tecnológicas e Sociais na Interação com o Ensino Aprendizagem

Postado em 29dez15 – Corrigido em 28março2016
Ferramentas Tecnológicas e Sociais na Interação com o Ensino Aprendizagem
Dando continuidade à organização e às vivências elaboradas para nossa Mostra Pedagógica sobre Consciência Negra na escola, realizamos uma sessão de cinema com o filme "Menina Bonita do Laço de Fita - qual é o teu segredo para ser assim tão pretinha?, este em apresentação organizada pelo Ministério da Cultura e postada no link por Oger Sepol.
As turmas que se envolveram na sessão de cinema foram o Berçário II e o Infantil I, este filme foi escolhido para ser passado na escola devido à questão da miscigenação que é muito presente em nossa comunidade escolar. Muitas situações já aconteceram de crianças questionarem, entre si, porque teu pai é preto e tu és branca, ou vice versa. E as respostas são as mais diferentes possíveis: porque minha mãe é branca, porque ele não gosta de tomar leite, porque eu sou pequena ainda, entre outras.
O que se percebe é que criança tem resposta para tudo, mesmo quando eles não entendem muito bem o que está acontecendo ou do que se trata determinado assunto: eles têm uma teoria para tudo.
E é partindo desta premissa e desta atividade que, ao realizar as atividades desta semana no curso PEAD, consegui relacionar com a aula que eu tinha desenvolvido e com algumas reflexões sobre cultura afrodescendente e diferenças étnico-raciais. 
Complementando as aprendizagens desta semana, no curso Redes de Aprendizagem do Núcleo de Tecnologia Municipal - São Leopoldo, aprendi a utilizar um novo recurso pedagógico, que se chama Calaméo (é um site que produz livros digitais), este recurso foi utilizado em três momentos distintos: no próprio curso para relato de experiências, na reunião de pais para apresentação dos avanços e aprendizagens do semestre de cada turma e na escrita do meu Retrato da Escola na interdisciplina Seminário Integrador -Eixo I.
Na interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sobre o Enfoque da Psicologia sugeriu-se realizarmos uma observação de uma criança, relatando uma das fases do desenvolvimento psicossexual estudadas: oral (0 a 1 ano), anal (2 a 4 anos), fálica (4 a 6 anos), de latência (6 a 11 anos) e genital (a partir dos 11 anos).
Como trabalho com educação infantil vejo nitidamente as características das primeiras fases, dos 0 aos 5 anos e 11 meses.
Entendemos o conceito de infância soft como sendo aquela que é representada pelos nossos bebês saudáveis, espertos, sapecas e fofinhos. Pensando na sociedade de consumo em que estamos inseridos a nossa infância soft pode ser vista essencialmente em comerciais de roupas, fraldas, leites e fórmulas que substituem ou complementam o aleitamento materno, bem como, campanhas publicitárias para vacinações e amamentação.
E, desta maneira, a interdisciplina Infâncias 0 a 10 anos, promove uma nova reflexão sobre a mídia e a sociedade que consumo em que estamos inseridos, onde até os bebês passam por este processo de imersão midiático.

É imprescindível dizer, para finalizar esta ideia, que desempenhamos enquanto educadores um papel fundamental na sociedade, um marco transformador é o que nos motiva a exercer nossa cidadania e educar nossas crianças para serem cidadãos conscientes. 

Um comentário:

  1. Olá Ana!
    A observação do comportamento também se faz muito bem para tentarmos elencar alguns pontos que aprendemos nas fases da psico.
    Abr@ço!

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