quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Robótica Educacional em Evidência


Postado em 30dez15 – Corrigido em 28março2016
Robótica Educacional em Evidência

Na postagem desta semana eu quero falar um pouco sobre Robótica Educacional.
Visitamos a MOSTRATEC, na semana anterior, pelo Curso Redes de Aprendizagem. Este oferecido pelo Núcleo Tecnológico Municipal em parceria com a Formação Continuada para Profissionais da Educação Municipal de São Leopoldo.  E foi através dessa experiência que consegui entender um pouco mais sobre algumas temáticas abordadas no decorrer dos estudos das interdisciplinas.
Quando me deparei com a equipe que desenvolve a robótica educacional de Canoas e Sapiranga no Espaço de Eventos da MOSTRATEC, fiz logo esta relação com os estudos no PEAD.
O interessante que faziam já alguns dias em que as temáticas "infâncias na mídia" e "sociedade de consumo", estavam sendo debatidas na interdisciplina Infâncias de 0 a 10 anos, e eu vinha refletindo sobre as demandas de sala de aula.
Quando estamos com nossos alunos, percebemos a facilidade que eles têm em manusear as ferramentas tecnológicas, por exemplo: um aluno de 2 anos de idade já consegue desbloquear um celular e procurar o aplicativo Youtube e escolher o link da "Galinha Pintadinha" para assistir.
Ao encontrar os jovens mostrando para nós educadores os jogos de legos com motores, os robôs e as tecnologias avançadas com tanta tranquilidade como se estivessem explicando como que se liga um aparelho de som, clicando no play. 
Achei fantástica a possibilidade de levar a robótica para dentro do ambiente escolar, pois iria auxiliar muito na interação com os alunos, em especial, os que estão em situações que necessitam de atenção diferenciada, como são os casos de alunos com déficit de atenção, hiperatividade, síndrome de down, etc..
Ao ler sobre robótica descobri que ela pode criar ambientes de aprendizagem que reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados. 
É um recurso que ajuda a aumentar o interesse e a criatividade dos alunos, podendo compor diversos temas.
Foi muito incentivador ver a proposta de inserir a proposta de inserir a robótica educacional na prática através da construção de maquetes e robôs controlados por computador que as próprias crianças conseguem programar e utilizar em sala de aula.
Esta é uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e a prática. Também valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. 
Os estudos realizados na interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica me auxiliaram a clarear a demanda emergente de acompanhamento da evolução social que exige que a escola e os profissionais que nela atuam, estejam em constante qualificação para que o processo de ensino aprendizagem esteja o mais adequado possível à realidade e às necessidades do aluno.
Cita-se como ponto determinante neste processo de compreensão conceitual, principalmente, a leitura de um dos textos indicados nesta interdisciplina: Maquinaria Escolar, de Julia Varela e Fernando Alvarez:

“Limitar-nos-emos, pois simplesmente a esboçar as condições sociais de aparecimento de uma série de instâncias no nosso entender fundamentais que, ao se amalgamar em princípios desse século, permitiram o aparecimento da chamada escola nacional:
1- A definição de um estatuto de infância
2- A emergência de um espaço específico destinado à educação das crianças
3- O aparecimento de um corpo de especialistas da infância dotados de tecnologias específicas e de “elaborados” códigos teóricos
4- A destruição de outros modos de educação
5- A institucionalização, propriamente dita, da escola: a imposição da obrigatoriedade escolar decretada pelos poderes públicos e sancionada pelas leis”.
(P. 69 – 2º parágrafo)

Fazendo uma reflexão sobre o texto é possível destacar que ao longo dos tempos a educação persiste em necessitar muitas mudanças que acompanhem o gosto e a evolução da sociedade.
Mas o que acontece, na maioria das vezes, é que a escola não está conseguindo realizar esta ação em tempo, pois estas mudanças acabam demorando tanto para acontecer que, quando a instituição de ensino muda, a sociedade também já é outra, com outras características e problemáticas. E uma nova necessidade de mudança surge, neste processo. 

E, por isso, que penso que inserir a robótica na escola iria oportunizar a vivência de uma proposta que envolve um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução, para enriquecer o processo de ensino aprendizagem.

Um comentário:

  1. Olá Ana!
    Excelente! Robótica é mesmo encantador e conseguiste linkar com os conteúdos que estava aprendendo naquele momento... teve um aprendizado significativo.
    Abr@ço!

    ResponderExcluir