Postado em 30dez15 –
Corrigido em 28março2016
Robótica Educacional em
Evidência
Na
postagem desta semana eu quero falar um pouco sobre Robótica Educacional.
Visitamos
a MOSTRATEC, na semana anterior, pelo Curso Redes de Aprendizagem. Este
oferecido pelo Núcleo Tecnológico Municipal em parceria com a Formação
Continuada para Profissionais da Educação Municipal de São Leopoldo. E foi através dessa experiência que consegui entender um pouco
mais sobre algumas temáticas abordadas no decorrer dos estudos das
interdisciplinas.
Quando me
deparei com a equipe que desenvolve a robótica educacional de Canoas e
Sapiranga no Espaço de Eventos da MOSTRATEC, fiz logo esta relação com os
estudos no PEAD.
O interessante
que faziam já alguns dias em que as temáticas "infâncias na mídia" e
"sociedade de consumo", estavam sendo debatidas na interdisciplina
Infâncias de 0 a 10 anos, e eu vinha refletindo sobre as demandas de sala de
aula.
Quando
estamos com nossos alunos, percebemos a facilidade que eles têm em
manusear as ferramentas tecnológicas, por exemplo: um aluno de 2 anos de idade
já consegue desbloquear um celular e procurar o aplicativo Youtube e escolher o
link da "Galinha Pintadinha" para assistir.
Ao
encontrar os jovens mostrando para nós educadores os jogos de legos com
motores, os robôs e as tecnologias avançadas com tanta tranquilidade como se
estivessem explicando como que se liga um aparelho de som, clicando no
play.
Achei
fantástica a possibilidade de levar a robótica para dentro do ambiente escolar,
pois iria auxiliar muito na interação com os alunos, em especial, os que estão
em situações que necessitam de atenção diferenciada, como são os casos de
alunos com déficit de atenção, hiperatividade, síndrome de down, etc..
Ao ler
sobre robótica descobri que ela pode criar ambientes de aprendizagem que
reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos por peças diversas,
motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam
programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados.
É um
recurso que ajuda a aumentar o interesse e a criatividade dos alunos, podendo
compor diversos temas.
Foi muito
incentivador ver a proposta de inserir a proposta de inserir a
robótica educacional na prática através da construção de maquetes e robôs
controlados por computador que as próprias crianças conseguem programar e
utilizar em sala de aula.
Esta é
uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e a prática.
Também valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa,
tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a
diferentes opiniões.
Os
estudos realizados na interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na
Perspectiva Histórica me auxiliaram a clarear a demanda emergente de acompanhamento
da evolução social que exige que a escola e os profissionais que nela atuam,
estejam em constante qualificação para que o processo de ensino aprendizagem
esteja o mais adequado possível à realidade e às necessidades do aluno.
Cita-se
como ponto determinante neste processo de compreensão conceitual,
principalmente, a leitura de um dos textos indicados nesta
interdisciplina: Maquinaria Escolar, de Julia Varela e Fernando
Alvarez:
“Limitar-nos-emos, pois simplesmente a
esboçar as condições sociais de aparecimento de uma série de instâncias no
nosso entender fundamentais que, ao se amalgamar em princípios desse século,
permitiram o aparecimento da chamada escola nacional:
1-
A definição de um estatuto de infância
2-
A emergência de um espaço específico destinado à educação das crianças
3-
O aparecimento de um corpo de especialistas da infância dotados de tecnologias
específicas e de “elaborados” códigos teóricos
4-
A destruição de outros modos de educação
5-
A institucionalização,
propriamente dita,
da escola: a imposição da obrigatoriedade escolar decretada pelos poderes
públicos e sancionada pelas leis”.
(P.
69 – 2º parágrafo)
Fazendo
uma reflexão sobre o texto é possível destacar que ao longo dos tempos a
educação persiste em necessitar muitas mudanças que acompanhem o gosto e a
evolução da sociedade.
Mas o que
acontece, na maioria das vezes, é que a escola não está conseguindo realizar
esta ação em tempo, pois estas mudanças acabam demorando tanto para acontecer
que, quando a instituição de ensino muda, a sociedade também já é outra, com
outras características e problemáticas. E uma nova necessidade de mudança
surge, neste processo.
E, por
isso, que penso que inserir a robótica na escola iria oportunizar a vivência de
uma proposta que envolve um processo de motivação, colaboração, construção
e reconstrução, para enriquecer o processo de ensino aprendizagem.
Olá Ana!
ResponderExcluirExcelente! Robótica é mesmo encantador e conseguiste linkar com os conteúdos que estava aprendendo naquele momento... teve um aprendizado significativo.
Abr@ço!